PRODUTO:
O que a solução faz? Estimula o aprendizado das matérias escolares de forma lúdica e divertida Como ela faz isso? Através de uma interface de jogo e competição saudável com download gratuito nas lojas de aplicativo. Qual o mínimo que devo desenvolver para oferecer uma boa experiência para os meus usuários? Aplicativo de download gratuito, com fácil on-boarding; navegação objetiva e lúdica com atividades pertinentes, corrigidas por especialistas da área e voltadas pra o público/nível em questão; atendimento via chat ou email para dúvidas e sugestões; upgrade pago para liberar funcionalidades e recursos diferenciados.
PREÇO:
Qual a estratégia de preços que será utilizada? Aplicativo gratuito com possibilidade de upgrade pago para liberação de funcionalidades através de planos (mensal, semestral e anual) Como ela deverá ser operada? Através do próprio aplicativo; em anúncios em Google Adwords (Youtube e aplicativos) e Facebook/Instagram Ads Que impacto isso gera para as pessoas? Proporciona uma funcionalidade maior do aplicativo, com desbloqueio de ações e uma correspondência mensal com prêmios A estratégia de preços é capaz de atrair ou afastar as pessoas? Atrair, pois é inclusiva por ter a opção gratuita das funcionalidades e possibilita o upgrade para quem assim desejar e achar necessário.
PRAÇA:
Por onde devemos começar? Um local específico ou aberto na internet? Começar por um local específico para avaliar o protótipo e aprimorar os processos. Existe alguma empresa, cidade ou plataforma que possa ser um bom ponto de partida? Um bom ponto de partida seria uma escola onde se pudesse implementar o protótipo e avaliar.
PROMOÇÃO:
Qual a mensagem central da proposta de valor? "Chega de lições chatas! Utilize o HomeFun para aprender se divertindo. Há mais de um público afetado? Sim: crianças, pais e escolas. Qual a mensagem que será utilizada para cada público? Mensagem central para crianças: "Chega de lições chatas! Utilize o Homefun para aprender se divertindo. Com Homefun, aprender ficou mais divertido!" Mensagem para os pais: "A lição de casa não precisa mais ser um sofrimento. Com Homefun seu filho vai aprender se divertindo. Com Homefun, aprender ficou mais divertido!" Mensagem para escolas: "Inove a sua sala de aula. Transforme a lição de casa dos seus alunos em um momento mais agradável. Com Homefun, aprender ficou mais divertido!" Em que canais eu me comunico com cada um deles? Crianças: Youtube e anúncios em aplicativos, próprio aplicativo notificações de push e do chat; Pais: : Facebook e Instagram, além de site; posts no Facebook e anúncios, Messenger e WhatsApp, Lojas de aplicativo Google e da Apple; Escolas: Eventos de educação, site e redes sociais; Site de notícias (através de uma assessoria de imprensa).
PESSOAS:
Quais os papéis precisamos para oferecer uma boa experiência de comunicação, atendimento e suporte para nossos públicos? Desenvolvedores, designers, marketing, relacionamento com as escolas, equipe de suporte, infra técnica, espaço físico. O que essas pessoas vão fazer e o que não vão fazer? Devem desempenhar suas funções sempre tendo em vista a comunicação com o público alvo e suas particularidades. Temos esses papéis internamente ou precisamos buscar fora? Algumas skills podem ser encontradas nos próprios donos e outras será necessário buscar fora. Que competências precisamos desenvolver? Comunicação clara e condizente, resolução de problemas, agilidade, avaliação constante dos processos.
PROVAS FÍSICAS:
Existe alguma forma de materializar a experiência do aplicativo? Sim, enviando para os assinantes uma correspondência mensal com os prêmios pelos avanços dentro do app. Qual a capacidade de investimento do negócio para pensar nisso? Avaliar os custos com o desenvolvimento, aquisição e envio das correspondências. Essa experiência será capaz de nos aproximar do usuário? Sim, pois ele terá um bem tangível que é o valor gerado.