2
respostas

Praticando heranca e refrencia entre as classes

Boa tarde sou novo na area de programação e estou tentando aprimorar meus conhecimentos com base nas aulas assistidas. Nesta etapa montei um desenho de fluxograma de como seria cada classe. Obedecendo a regra de herda atributos de outras classes e utilizando a opção de referencia de classe para outra classe.

segue abaixo um print e gostaria de ter um feedback de como está e se estou indo bem. Classes para possível desenvolvimento de uma loja virtual.

2 respostas

Olá, Jefferson. Interessante esse teu diagrama! No entanto, não seria o caso da classe Cliente ou mesmo Pessoa terem um atributo endereco referenciando Endereco? Faz total sentido Clienteextender Pessoa, no entanto, não vejo razão de Cliente herdar Endereco.

Lembre-se: no conceito de herança você pode usar a analogia de que uma classe É outra. Cliente é Pessoa, certíssimo! No entanto, Cliente não é Endereco, e nem Endereco é Cliente (na sua cartilha está um tanto confuso aquilo está extendendo o quê). Seria o caso, em minha análise, de usar uma referência, não herança.

Uma última coisa: existem ferramentas mais elegantes de construir diagramas de arquiteturas de classes, como o Lucidchart, dê uma olhada! Espero ter ajudado!

Ola João Correia o que você acha agora ficou mais facil de entender. Dentro da classPessoa tem um atributo endereço que é uma referencia para a ClassEndereço. Já a ClassCliente herda os atributos da ClassPessoa. Já na ClassProduto temos um atributo setor que é referencia para a ClassSetor.

Acredito que agora sejá assim a definição.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade