1
resposta

Praticando Autoreflexão

1. Contextualização

Recentemente, participei de uma reunião de planejamento de um evento escolar, no dia 10 de outubro, na qual estavam presentes professores, coordenadores e alguns representantes de pais. Meu papel era representar a turma e trazer as ideias e sugestões discutidas com os colegas, além de contribuir para a organização geral. Fiquei responsável por apresentar as propostas para a programação do evento e escutar as preocupações e sugestões dos demais.

1. Definição de critérios de avaliação

Para avaliar meu desempenho, defini três critérios principais:

Clareza na comunicação: se fui claro ao explicar as ideias do grupo. Capacidade de escuta: se escutei as contribuições dos outros sem interromper. Organização das ideias: se apresentei as sugestões de forma ordenada e coerente. 3. Solicitação de feedback externo

Após a reunião, perguntei a um colega que estava presente como ele achava que fui. Ele mencionou que minhas ideias estavam bem organizadas, mas sugeriu que eu poderia dar mais abertura para perguntas durante a apresentação.

1. Reflexão e avaliação

Clareza na comunicação: Fiquei satisfeito com a clareza com que apresentei as ideias; houve poucas dúvidas sobre os pontos principais. Capacidade de escuta: Acredito que fui receptivo aos comentários, mas reconheço que poderia ter mostrado mais abertura durante minha fala. Organização das ideias: Recebi feedback positivo, o que me fez sentir que organizei bem o conteúdo. 5. Identificação de áreas para desenvolvimento

Preciso melhorar a capacidade de abrir espaços para interação durante apresentações, talvez incluindo perguntas ou pausas estratégicas para que as pessoas se sintam mais confortáveis para interagir.

1. Plano de ações

Praticar incluir pausas intencionais em minhas falas. Adicionar perguntas diretas após cada tópico importante para engajar a audiência. Observar as reações dos ouvintes para ajustar o ritmo da apresentação. 7. Monitoramento e ajustes

Em reuniões futuras, planejo anotar breves pausas para feedback em cada ponto importante e, após a reunião, pedir feedback sobre a abertura para interação.

1. Celebração e conquistas

Vou celebrar o fato de que recebi feedback positivo sobre a organização das ideias, o que mostra progresso em estruturar minhas falas. Isso me motivará a seguir aprimorando minha habilidade de comunicação e escuta.

1 resposta

Oii, Vitor! Tudo bem?

Fico feliz por estar praticando as análises, parabéns!

Obrigada por compartilhar suas ideias construídas e gostei do ponto que você trouxe sobre celebrar de verdade o feedback positivo. É importante para nós!

Continue se dedicando e qualquer dúvida, conte conosco.

Até mais, Vitor!