- Contextualização
Recentemente, participei de uma reunião de planejamento de um evento escolar, no dia 10 de outubro, na qual estavam presentes professores, coordenadores e alguns representantes de pais. Meu papel era representar a turma e trazer as ideias e sugestões discutidas com os colegas, além de contribuir para a organização geral. Fiquei responsável por apresentar as propostas para a programação do evento e escutar as preocupações e sugestões dos demais.
- Definição de critérios de avaliação
Para avaliar meu desempenho, defini três critérios principais:
Clareza na comunicação: se fui claro ao explicar as ideias do grupo. Capacidade de escuta: se escutei as contribuições dos outros sem interromper. Organização das ideias: se apresentei as sugestões de forma ordenada e coerente. 3. Solicitação de feedback externo
Após a reunião, perguntei a um colega que estava presente como ele achava que fui. Ele mencionou que minhas ideias estavam bem organizadas, mas sugeriu que eu poderia dar mais abertura para perguntas durante a apresentação.
- Reflexão e avaliação
Clareza na comunicação: Fiquei satisfeito com a clareza com que apresentei as ideias; houve poucas dúvidas sobre os pontos principais. Capacidade de escuta: Acredito que fui receptivo aos comentários, mas reconheço que poderia ter mostrado mais abertura durante minha fala. Organização das ideias: Recebi feedback positivo, o que me fez sentir que organizei bem o conteúdo. 5. Identificação de áreas para desenvolvimento
Preciso melhorar a capacidade de abrir espaços para interação durante apresentações, talvez incluindo perguntas ou pausas estratégicas para que as pessoas se sintam mais confortáveis para interagir.
- Plano de ações
Praticar incluir pausas intencionais em minhas falas. Adicionar perguntas diretas após cada tópico importante para engajar a audiência. Observar as reações dos ouvintes para ajustar o ritmo da apresentação. 7. Monitoramento e ajustes
Em reuniões futuras, planejo anotar breves pausas para feedback em cada ponto importante e, após a reunião, pedir feedback sobre a abertura para interação.
- Celebração e conquistas
Vou celebrar o fato de que recebi feedback positivo sobre a organização das ideias, o que mostra progresso em estruturar minhas falas. Isso me motivará a seguir aprimorando minha habilidade de comunicação e escuta.