1
resposta

Praticando a escuta ativa : Parafrase de contexto

Estou treinando cada vez mais implementar a escuta ativa no meu dia a dia. Em casa, em diálogos com minha cônjuge, estou percebendo melhorias, pois estou deixando ela falar tudo o que deseja primeiro, nesse meio tempo consigo interpretar o que ela está tentando transmitir e qual emoção está em jogo, depois parafraseio algo que ela disse para mostrar que entendi o que se trata naquele momento e tento suavizar a minha opinião. Dessa forma , os diálogos estão fluindo melhor e os conflitos diminuindo. Em outras áreas, como a de trabalho, praticar a escuta ativa me proporcionou melhorias no meu desempenho durante atendimentos a clientes, onde escuto primeiro , entendo a dor do momento e depois tento tranquilizar e amenizar a situação que foi levantada no diálogo durante atendimentos de suporte técnico em sistemas erp. Recomendo que todos treinem e exercitem a escuta ativa no dia a dia, vocês vão sentir dificuldades no começo porém depois vão perceber melhorias em todas as áreas interpessoais.

1 resposta

Olá, Gustavo, tudo bem?

Parabéns por estar aplicando a escuta ativa no seu dia a dia e observando os resultados positivos! É ótimo ver como essa prática tem melhorado seus diálogos, tanto em casa quanto no trabalho. A forma como você está interpretando as emoções e parafraseando para garantir que compreendeu corretamente é uma excelente abordagem para reduzir conflitos e melhorar a comunicação.

Continue investindo nessa habilidade, pois ela realmente faz uma grande diferença na qualidade das interações interpessoais. Sua recomendação para que outros também pratiquem é valiosa e certamente ajudará muitos a melhorar suas relações e desempenho profissional.

Abraços e continue se dedicando!