1
resposta

Praticando

Em primeiro lugar, me conectaria com meu time. Buscaria o feedback deles em relação ao trabalho e gestão atual. Explicaria a proposta de tornar o ambiente mais participativo. Além disso, tem o principal: realmente escutar a opinião de cada um, permitindo que todos tenham voz a cada proposta ou problema apresentado. Mostrando para o time que quanto mais cada um contribui individualmente, mais ganhamos como um time, no todo. Ser humilde para ouvir ideias que podem ser contrárias às suas, mas que podem funcionar melhor. Acredito que o não julgamento das ideias seja essencial. Com o decorrer do tempo, acredito que o time se habituaria a ser mais colaborativo, uma vez que realmente se sintam ouvidos e tendo suas ideias e propostas consideradas. Por fim, acho que é muito importante dar crédito a todos e qualquer um que tenha contribuído para que um projeto fosse elaborado ou melhorado. O reconhecimento também é muito importante. Isso também permite que o time tenha mais confiança na liderança e continuem colaborando com mais ideias, sugestões, melhorias, sem medo de não terem o devido reconhecimento, ou terem suas ideias "roubadas".A mudança para a gestão colaborativa acredito que seja algo que é construído aos poucos, dia a dia.

1 resposta

Olá, Erika! Tudo bem?

Ótima forma de praticar e organizar suas ideias! Lembre-se de que a mudança para uma gestão colaborativa é construída aos poucos, dia a dia. Seja persistente e paciente, pois os resultados virão com o tempo.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software