Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Prática] Lista de exercícios

// Aula 02 - Variáveis
// Atividade 11 - Lista de Exercícios
/*1. Declare três variáveis diferentes (uma para cada tipo: string, número e booleano)
 e atribua valores a elas. Em seguida, exiba o tipo de cada variável no console.*/

const numero = 42;
 const texto = 'string';
 const booleano = true;

console.log(typeof numero);
 console.log(typeof texto);
 console.log(typeof booleano);

/* 2. Crie duas variáveis, uma contendo seu primeiro nome e outra contendo seu último nome. 
 Em seguida, combine-as em uma terceira variável usando o operador + e em uma quarta variável usando template strings. 
 Por fim, imprima os resultados obtidos no console. */

const nome = 'Rafael';
 const sobrenome = 'Ribeiro';
 const nomeCompleto = nome + " " + sobrenome;
 console.log(`Olá, meu nome é ${nome}, e o sobrenome é ${sobrenome}. \nMeu nome completo é ${nomeCompleto}\n`);
 let nomeTemplateString = `Olá, meu nome é ${nome}, e o sobrenome é ${sobrenome}. \n Meu nome completo é ${nomeCompleto}`;
 console.log(nomeTemplateString);
 console.log(`\n`);

/* 3. Declare duas variáveis, uma contendo um número e outra contendo uma string. 
 Em seguida, combine-as em uma terceira variável usando template strings para montar
  uma frase e exiba o resultado no console.*/

let idade = '45';
 let fraseTemplate = nome + " minha idade é " + idade;
 console.log(fraseTemplate);
 console.log(`\n`);

/* 4. Crie uma variável inicializada com um valor de qualquer tipo e, em seguida, 
 reatribua um novo valor a essa variável. Imprima ambos os valores no console após atribuí-los.*/
 let qqTipo = '13';
 console.log(qqTipo);
 qqTipo = 'Coelho';
 console.log(qqTipo);
 console.log(`\n`);

/*5. Declare uma variável usando var fora de um bloco de código (por exemplo, if) e 
 outra dentro desse bloco. Tente acessar essas variáveis dentro do bloc e 
 fora dele utilizando console.log e analise os resultados. 
 Faça o mesmo processo utilizando let e compare com os resultados anteriores.*/

var varTest = '10';
 if (varTest != '10'){
     var varPi = '3,14159';
     console.log(varTest);
 } 
 console.log(varPi)
 console.log(`\n`);

let letTest = '10';
 if (letTest != '10'){
     let letPi = '3,14159';
     console.log(letTest);
 } 
 console.log(letPi)
 console.log(`\n`);

/*6. Declare uma variável booleana que informa se está chovendo e utilize-a em uma estrutura condicional (if) 
 para exibir uma mensagem informando se é preciso levar um guarda-chuva ou não dependendo do valor da variável.*/

let climaChuva = true;
 if (climaChuva == true) {
     console.log("É necessário levar guarda-chuva");
 } else {
     console.log("Hoje a previsão é tempo bom e não é necessário levar guarda-chuva");
 }```
1 resposta
solução!

Olá, Rafael! Tudo bem?

Ótimo código! Espero que continue a explorar os conteúdos para ampliar seu conhecimento e desenvolver novas habilidades. Caso tenha restado alguma dúvida em relação a qualquer conteúdo do curso ou atividade, não hesite em perguntar, estou disponível e ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!