Foi bem divertido criar essa lógica, não tive muitas dificuldades, me lembrou bastante o challenge do modulo inicial de JS :D
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoNumeroAleatorio {
public static void main(String[] args) {
Scanner caixaDeTexto = new Scanner(System.in);
//Gerando o numero aleatorio
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
String comecarJogo;
int tentativas = 1;
System.out.println("** JOGO DO NUMERO ALEATORIO **");
System.out.println("");
System.out.print("Tente adivinhar o numero em 5 tentativas!");
System.out.println("");
System.out.print("Deseja iniciar o jogo? (digite 'S' para começar ou 'N' para sair): ");
comecarJogo = caixaDeTexto.nextLine().toUpperCase();
System.out.println("");
if (comecarJogo.equals("S")){
//Inicio do laço
while (tentativas < 6){
System.out.print("Digite seu " + tentativas + "º chute: ");
int numeroChutado = caixaDeTexto.nextInt();
if (numeroChutado == numeroAleatorio) {
System.out.print("Parabens, você acertou o numero aleatorio sorteado!");
break;
} else {
System.out.print("Você errou, tente novamente.");
System.out.println("");
}
//DICA
if (numeroChutado > numeroAleatorio) {
System.out.println("O numero secreto é menor que " + numeroChutado);
} else {
System.out.println("O numero secreto é maior que " + numeroChutado);
}
System.out.println("");
tentativas++;
}
System.out.println("Suas tentativas acabaram, o numero sorteado era: " + numeroAleatorio);
} else if (comecarJogo.equals("N")) {
System.out.println("Você escolheu sair do jogo. Até mais :)");
}
caixaDeTexto.close();
}
}