1
resposta

Prática distribuida ou cramming?

Acredito que a melhor opção é prática distribuída, pois assim podemos organizar o dia a dia e colocar um dia de cada semana para fazer uma revisão, um exercício para reforçar mais o que você esudou. Por exemplo, todos os dias eu faço uma lição no Duolingo e no final eu reviso tudo que eu aprendi e tento colocar em prática em exercícios para não esquecer.

Eu já fiz esse método de cramming e realmente, se deixarmos para estudar em cima da hora no dia seguinte a cabeça dar um branco e as vezes em questões bobas.

1 resposta

Oi, Thais! Tudo bem?

Você está no caminho certo ao preferir a prática distribuída! Essa abordagem é amplamente reconhecida para o aprendizado a longo prazo. Ao distribuir suas sessões de estudo ao longo do tempo, você dá ao seu cérebro a chance de processar e consolidar as informações, o que melhora a retenção.

Por exemplo, como você mencionou, fazer uma lição diária no Duolingo e depois revisar o que aprendeu é uma excelente maneira de garantir que o conhecimento se fixe. Essa prática regular e espaçada ajuda a evitar o "branco" que muitas vezes acontece com o cramming, que é quando tentamos absorver muita informação de uma só vez, geralmente na última hora.

O cramming pode funcionar para lembrar de informações a curto prazo, mas geralmente não é eficaz para o aprendizado duradouro. A prática distribuída, por outro lado, permite que você construa uma base sólida de conhecimento que pode ser acessada facilmente quando necessário.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)