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Prática distribuída e Cramming

Tá aí um tópico que seria interessante de se abordar até mesmo nas escolas e colégios, o efeito prejudicial do método Cramming. Muitos alunos que gostam de deixar tudo para última hora e acabam realmente não aprendendo, só decorando coisas que logo esquecerão. Quanto aos resumos, tanto anotações breves quanto gravações de áudio com seu próprio entendimento ajudam bastante.

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Oi, Adjan! Tudo bem?

Você trouxe uma questão muito importante sobre o impacto do "cramming" e a eficácia da prática distribuída. Realmente, o "cramming", que é estudar intensamente em um curto período de tempo, pode ser útil para lembrar informações por um curto prazo, mas não ajuda na retenção a longo prazo. Isso acontece porque nosso cérebro precisa de tempo e repetição para consolidar informações na memória de longo prazo.

A prática distribuída, por outro lado, é uma estratégia que envolve espaçar o estudo ao longo do tempo e incorporar revisões frequentes. Isso ajuda a combater a curva do esquecimento, que foi estudada por Ebbinghaus. Ao revisar o conteúdo em intervalos regulares, você reforça o aprendizado e aumenta a probabilidade de lembrar das informações no futuro.

Os resumos e gravações de áudio que você comentou são ótimas ferramentas para complementar essa prática, pois permitem que você revise o material de diferentes maneiras, o que também contribui para uma melhor retenção.

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