Esse tópico é destinado ao exercício sobre "Faça como eu fiz: anúncios", onde é requisitado direcionamento para realizar anúncios para divulgação do produto, sendo fundamental alcançar as metas.
Cliente: Loja exclusivamente on-line de petiscos naturais para pets (animais de estimação)
Público-alvo: Tutores de animais como cães, gatos e roedores
Canais de Comunicação: Instagram, Facebook e YouTube
Metas da Campanha: 1. Aquisição de novos clientes; 2. Aumentar as vendas de camas para animais de estimação em 30% nos próximos 3 meses
Estratégias: Usar de CTAs, explorar o comportamento e possibilidade dos futuros leads e quando possível usar das ferramentas de Ads das plataformas para direcionar os anúncios para público que há ou já demonstrou interesse em produtos similares ou possuem pets
Métricas Analisadas:
- Taxa de Conversão e Canais de Acesso: avaliar e acompanhar o número de vendas diretas provenientes dos anúncios, de acordo com o canal de comunicação;
- Jornada do Cliente e Taxa de Rejeição: mapear o fluxo de interações do cliente desde a visualização do anúncio até a conclusão da compra, identificando pontos de atrito ou abandono;
- CPC e CAC: para calcular o custo do anúncio e se é válido continua-lo ou interromper o anúncio e esquematizar uma nova estratégia, talvez mudar o formato, os textos, ou até parar e investir em outro anúncio mais rentável.
Estratégia de Anúncios:
- Anúncio Patrocinado de Postagem de Carrossel: apresentar a variedade de produtos da marca, em um único anúncio, com legendas curtas e persuasivas, destacando que os produtos são naturais e são mais saudáveis que os industriais;
- Anúncio Patrocinado nos Stories: vídeos curtos mostrando animais felizes ou em treinamento com os petiscos da marca, ou vídeos curtos destacando os benefícios do produto (como por exemplo, não contém certos tipos de ingredientes que a longo prazo causam obesidade e doenças)
- Publicidade paga com Influenciadores nos perfis deles: devido a capacidade de persuasão dos influenciadores da plataforma, é válido contatar alguns, tanto pet influencers, quanto de criadores de conteúdo promovendo a marca e os produtos;
- Também poderá ser feito marketing orgânico utilizando de postagens com CTA e hashtags, tanto em Posts no feed, quanto por criação de Reels.
Estratégia de Anúncios:
- Anúncios Patrocinados de Slideshow: apresentar uma diversidade de imagens dos petiscos e como utilizar os petiscos com os animais de estimação, usando de texto sobreposto destacando ofertas especiais e/ou frete grátis;
- Fechar Parcerias ou Publicidade Paga com Pages relacionadas ao mundo pet, pensando no alcance e influência que as pages possuem na rede;
- Também é possível operar com orgânico e anúnciar suas vendas em grupos com tópicos sobre animais de estimação, adestramento, entre outros relacionados.
YOUTUBE
Estratégia de Anúncios:
- Anúncio Patrocinado em Vídeos: usar de anúncios gráficos na lateral da page, sobreposição no canto inferior do vídeo ou em vídeos curtos e ignoráveis.
- Publicidade Paga com Criadores de Conteúdo da Plataforma: por tratar-se de uma plataforma de vídeos, tornar-se interessante recorrer ao artifício de publicidade feita pelos criadores de conteúdo da mesma, informando sobre os produtos durante seu vídeo, de forma que seja natural, mesmo que roteirizada;
- De forma orgânica é possível explorar os Shorts da plataforma, criando conteúdos curtos sobre os produtos, seus benefícios e empregabilidade, além disso também é possível idealizar e criar vídeos mais longos para a plataforma e usar de palavras-chaves e hashtags na descrição do vídeo.