Olá, fiquei com esta dúvida: Se eu me organizar, distribuir o conteúdo e incluir revisões periódicas com a frequência sugerida na aula, com o passar do tempo não terei uma sobrecarga de conteúdo para estudar?
Olá, fiquei com esta dúvida: Se eu me organizar, distribuir o conteúdo e incluir revisões periódicas com a frequência sugerida na aula, com o passar do tempo não terei uma sobrecarga de conteúdo para estudar?
Olá, Rosane! Tudo bem?
Entendo sua preocupação sobre a possibilidade de sobrecarga de conteúdo ao seguir a prática de revisão e distribuição sugerida no curso. A ideia principal da prática distribuída é justamente evitar essa sobrecarga, permitindo que o aprendizado seja mais eficiente e menos estressante ao longo do tempo.
Ao distribuir o estudo e incluir revisões periódicas, você está se beneficiando da forma como nosso cérebro processa e retém informações. Em vez de tentar aprender tudo de uma vez (como no cramming), a prática distribuída permite que você absorva o conteúdo em partes menores e mais gerenciáveis. Isso ajuda a solidificar o conhecimento e a reduzir a sensação de estar sobrecarregada.
Um exemplo prático seria dividir o conteúdo de uma matéria em blocos menores e dedicar um tempo específico para cada bloco ao longo de uma semana. Durante esse período, você pode revisar cada bloco em intervalos regulares, como após 24 horas, depois de alguns dias, e assim por diante. Isso não só melhora a retenção, mas também torna o processo de estudo mais leve e eficaz.
Espero ter ajudado!
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!
Abraços :)