1
resposta

Pra quem está no linux e quer ter uma visualização melhor na Cli do MySQL

Pra quem está no linux e quer ter uma visualização melhor na Cli do MySQL, de forma que a visualização dos items em um select não fiquem comprometidas, recomendo usar o pager

mysql> \P less -S

saída:

PAGER set to 'less -S'

O cli do mysql já usa o less na verdade, porem, sem a flag -S que serve para dizer ao utilitário less para não quebrar os textos quando estes ultrapassam o limite da tela.

Há uma forma de manter essa configuração permanente, pois dessa forma, tem que ser definida sempre que reiniciado o shell do mysql, se quiserem saber, comentem aqui.

1 resposta

Olá Victor, tudo bem com você?

Peço desculpa pela demora para responder o seu tópico.

Muito obrigado por compartilhar essa dica para quem está utilizando o Linux. Realmente, a flag -S do pager less é muito útil para evitar que os textos sejam quebrados na tela.

Para manter essa configuração permanente, é possível adicionar a linha PAGER="less -S" no arquivo ~/.my.cnf. Dessa forma, toda vez que você iniciar o shell do MySQL, essa configuração será carregada automaticamente.

Caso durante os seus estudos você tenha dúvidas ou problemas, recorra ao fórum.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software