3
respostas

Pra que criar uma variável para acumular os valores de outra variável?

Se vocês lerem a descrição do vídeo, vão encontrar uma parte aonde diz:

"Leremos a idade do usuário, e declararemos que totalIdades receberá totalIdades + idade. A ideia é guardarmos todas as idades em totalIdades, a qual deverá acumular todos os números inseridos." - Sobre o vídeo da parte em questão, começa em 9:45.

O ponto é: Pra que criar uma variável totalIdades para armazenar os valores que a variável idades recebe? Pois na minha cabeça, totalIdades vai receber os mesmos valores que a variável idades, logo, essas duas variáveis tem o mesmo valor. Ou seja, são iguais. Então, se a variável idades já vai guardar os valores que forem inseridos, não seria mais fácil trabalhar apenas com a variável idades? Pra que criar outra variável para acumular os valores recebidos da variável idades se nessa variável, já vai acumulado todos os valores? Estou com problemas para entender essa parte, se alguém puder me ajudar vou ficar muito agradecido

3 respostas

Oi Matheus

Quando acontece a atribuição de valor com o prompt na variável idade toda vez o valor anterior é sobrescrito, por exemplo:

var idade = 0;
document.write(idade) // mostrará 0

idade = 10; 
document.write(idade) // mostrará 10

O valor nessa atribuição direta está substituindo o valor anterior que é o que está acontecendo no exemplo do professor, toda vez ele que ele pede a idade ele atribui um valor novo a ela.

Você precisa de alguma forma manter o valor anterior e nesse caso uma variável de que irá somar todas as vezes a soma da idade anterior com a idade atual.

var idadeTotal = 0;

idadeTotal = idadeTotal + idade;

assim você está somando a idadeTotal que pode ser várias idades anteriores com a idade recebida atualmente e depois sobrescrevendo o valor da idadeTotal

var idadeTotal = 0;

idadeTotal = idadeTotal + 10;
 // agora o valor de idadeTotal será 10

idadeTotal = idadeTotal + 20; 
// agora o valor de idadeTotal será 30

idadeTotal = idadeTotal + 50; 
// agora o valor de idadeTotal será 80

Ótima didática, professor! Também estava sem entendimento! Obrigado pelo esclarecimento!

Oi Flávio

Fico feliz em saber que te ajudou também!

Parabéns pelo empenho nos estudos!

Continue praticando e qualquer dúvida pode contar com a gente.