1
resposta

Pra mim os acentos não aparecem errado mesmo sem usa charset "UTF8". Pq?

Eu gostaria de saber porque os acentos para mim aparecem normalmente mesmo sem eu ter que usa <meta charset "UTF8"

1 resposta

Boa noite Leila, tudo certo?

Isso acontece pois os navegadores hoje em dia são bem avançados e às vezes selecionam automaticamente formas de codificação que são adequadas sem precisar informar de forma explícita. O navegador pode, por exemplo, checar em qual língua você instalou o navegador e atribuir automaticamente uma codificação que mostre de forma apropriada os caracteres do nosso alfabeto.

A sugestão do Flávio é exatamente para que seja colocado de propósito uma codificação e que os navegadores não precisem "chutar" ou "adivinhar" como escrever certos caracteres na tela.

Vamos fazer um exemplo: imagine que você quer compartilhar o código de um exercício que você fez com um colega chamado José, mas você não inseriu as tags apropriadas para exibir os caracteres que você utilizou. Porém, o computador de José está todo configurado em japonês, e os navegadores que ele utiliza não usam a mesma codificação que você utilizou. O que acontece? Alguns caracteres podem não ser exibidos de forma adequada e você vai ter que resolver mais um problema.

Essa é uma simplificação do que pode acontecer no mundo real, dado que muitos sistemas e serviços dependem muito de serem internacionalizados e no mundo todo existem diversos tipo de codificações diferentes.

Espero ter ajudado e bons estudos!