Eu gostaria de saber porque os acentos para mim aparecem normalmente mesmo sem eu ter que usa <meta charset "UTF8"
Eu gostaria de saber porque os acentos para mim aparecem normalmente mesmo sem eu ter que usa <meta charset "UTF8"
Boa noite Leila, tudo certo?
Isso acontece pois os navegadores hoje em dia são bem avançados e às vezes selecionam automaticamente formas de codificação que são adequadas sem precisar informar de forma explícita. O navegador pode, por exemplo, checar em qual língua você instalou o navegador e atribuir automaticamente uma codificação que mostre de forma apropriada os caracteres do nosso alfabeto.
A sugestão do Flávio é exatamente para que seja colocado de propósito uma codificação e que os navegadores não precisem "chutar" ou "adivinhar" como escrever certos caracteres na tela.
Vamos fazer um exemplo: imagine que você quer compartilhar o código de um exercício que você fez com um colega chamado José, mas você não inseriu as tags apropriadas para exibir os caracteres que você utilizou. Porém, o computador de José está todo configurado em japonês, e os navegadores que ele utiliza não usam a mesma codificação que você utilizou. O que acontece? Alguns caracteres podem não ser exibidos de forma adequada e você vai ter que resolver mais um problema.
Essa é uma simplificação do que pode acontecer no mundo real, dado que muitos sistemas e serviços dependem muito de serem internacionalizados e no mundo todo existem diversos tipo de codificações diferentes.
Espero ter ajudado e bons estudos!