Refaço as aulas no Visual Code, mas não consigo entender a interação entre o HTML e o Java Script. Acho que falta o básico pra mim. Tô quase desistindo...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Refaço as aulas no Visual Code, mas não consigo entender a interação entre o HTML e o Java Script. Acho que falta o básico pra mim. Tô quase desistindo...
Olá, Valmir! Como vai? Espero que bem!
Entendo que pode ser um pouco complicado no começo, mas não desista! A programação é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Vamos tentar esclarecer um pouco mais sobre a interação entre HTML e JavaScript.
No exemplo que você está estudando, o HTML e o JavaScript estão interagindo através do atributo onclick do botão. O onclick é um atributo do HTML que pode executar código JavaScript quando um evento de clique ocorre.
No trecho de código abaixo, o onclick está vazio inicialmente:
<button onclick="" class="container__botao">Chutar</button>
Depois, a função verificarChute() é adicionada ao onclick:
<button onclick="verificarChute()" class="container__botao">Chutar</button>
A função verificarChute() é definida no JavaScript:
function verificarChute() {
console.log('O botão foi clicado!')
}
Aqui está o que acontece quando você clica no botão:
onclick.onclick executa a função JavaScript verificarChute().verificarChute() imprime "O botão foi clicado!" no console.Portanto, a interação entre HTML e JavaScript aqui é que o HTML está chamando uma função definida no JavaScript quando um evento de clique ocorre.
Espero que isso esclareça um pouco mais a interação, mas lembre-se, a prática leva à perfeição. Continue tentando e não desista!
Bons estudos!