Refaço as aulas no Visual Code, mas não consigo entender a interação entre o HTML e o Java Script. Acho que falta o básico pra mim. Tô quase desistindo...
Refaço as aulas no Visual Code, mas não consigo entender a interação entre o HTML e o Java Script. Acho que falta o básico pra mim. Tô quase desistindo...
Olá, Valmir! Como vai? Espero que bem!
Entendo que pode ser um pouco complicado no começo, mas não desista! A programação é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Vamos tentar esclarecer um pouco mais sobre a interação entre HTML e JavaScript.
No exemplo que você está estudando, o HTML e o JavaScript estão interagindo através do atributo onclick
do botão. O onclick
é um atributo do HTML que pode executar código JavaScript quando um evento de clique ocorre.
No trecho de código abaixo, o onclick
está vazio inicialmente:
<button onclick="" class="container__botao">Chutar</button>
Depois, a função verificarChute()
é adicionada ao onclick
:
<button onclick="verificarChute()" class="container__botao">Chutar</button>
A função verificarChute()
é definida no JavaScript:
function verificarChute() {
console.log('O botão foi clicado!')
}
Aqui está o que acontece quando você clica no botão:
onclick
.onclick
executa a função JavaScript verificarChute()
.verificarChute()
imprime "O botão foi clicado!" no console.Portanto, a interação entre HTML e JavaScript aqui é que o HTML está chamando uma função definida no JavaScript quando um evento de clique ocorre.
Espero que isso esclareça um pouco mais a interação, mas lembre-se, a prática leva à perfeição. Continue tentando e não desista!
Bons estudos!