1
resposta

Pq o último octeto do IP foi alterado na config do roteador?

Pq no momento da configuração do roteador, tanto o IP do Marketing quanto do Financeiro tiveram o último octeto alterado?

1 resposta

Olá Marcelo!

Na verdade esse IP que foi configurado no Roteador é o IP da interface. Cada porta do Roteador precisar ter um IP próprio para que seja feita a comunicação entre outras redes. Isso é o Gateway Padrão (esse IP irá mandar informações para outras redes).

Você viu que a interface se comunica com a máquina devido a estarem na mesma rede (rede do financeiro começa com 191.168.3.x e marketing começa com 192.168.3.x), então a porta do roteador que se conecta com o pc do financeiro tem que ter o mesmo começo de IP, com isso, o roteador consegue conversar com o pc e vice-versa. (O mesmo vale para a rede do marketing)

Mas no fim das contas, cada pc continua com o mesmo IP de antes e consegue acessar o IP da porta do roteador que o pc se conecta (por estarem na mesma rede).

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software