6
respostas

Pq e tao dificil mudar de habito?

Estou iniciando o curso agora e ja me veio e essa questao. Eu mesma ja tentei varias vezes fazer atividade fisica por exemplo, sei que e importante, mas detesto rs... queria adorar correr, malhar... mas como gostar de uma coisa que voce nao gosta?

6 respostas

Oi, Isabel, tudo bem?

Sua pergunta, apesar de parecer simples, é bem complexa. De fato, quando não gostamos de algo, temos alguns motivos para isto. Às vezes não queremos ficar cansados, ou não encontramos ainda o motivo pelo qual fazer algo que não nos agrada tanto. Acredito que podemos tentar reverter essa situação encontrando um ponto de equilíbrio: Por um lado, se malhar ou correr são extremamente aversivos para você, talvez não seja interessante se forçar a realizar tal prática. Contudo, se seu desejo é fazer exercícios físicos, existem outras séries de atividades que você pode gostar ou que podem ser "menos ruins" que correr, você pode tentar experimentar alguma delas. Por outro lado, também precisamos de disciplina para manter a constância nas ações que queremos que virem hábitos. Por muitas vezes, existem coisas que não gostamos de fazer, mas que precisamos realizar mesmo assim, por um bem maior. Talvez por motivos de saúde precisamos começar a praticar atividade física, ou por motivos de trabalho precisamos acordar mais cedo do que gostaríamos. E para isso, a disciplina é fundamental.

Portanto, acredito que para que consigamos manter uma ação até que vire um hábito, precisamos entender qual a motivação dessa ação, o quão esta ação será aversiva para mim e, por fim, praticar a disciplina para nos mantermos firmes no propósito. Realmente, não é fácil, mas te garanto que é possível.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estou à disposição!

Te desejo bons estudos!

Oi Isabel,

Super me solidarizo com o seu comentário porque passo por isso também. No caso da atividade física consegui superar o "ranço" porque fiz um checkup de saúde e de algumas alterações na tireóide, na época o médico disse: Priscila, você vai tomar medicação, mas tem que associar à alimentação saudável e atividade física. Aquilo foi um choque (os exames darem alterações), e ai me vi obrigada a rever a forma com que me relacionava com os alimentos, principalmente.

Eu fazia atividade física, aula de yoga e pilates, e quando veio a pandemia, meu quadro regrediu, não tinha mais as aulas, tentei fazer oline, mas não rendeu. Quando flexibilizaram o acesso às academias, me joguei na musculação, mesmo não suportando, sabe? Foi penoso no começo, minha meta era ir pelo menos 3 vezes na semana. Com o passar do tempo, a tireóide começou a estabilizar, eu comecei a ver diferenças, a qualidade do meu sono melhorou, a vontade de comer doce diminuiu.... Enfim, fui vendo que os ganhos eram reais e passei a ir, de forma natural, na academia todos os dias. De dois anos para cá, muita coisa mudou. Talvez a pandemia ajudou nesse processo, já que não dava para fazer aulas eu tinha que me agarrar ao que estava disponível, que era a bendita da musculação, então fui.

Não sei se contribui, mas fica o meu relato, pensar nos ganhos, na qualidade de vida, em como eu queria envelhecer me ajudou nessa motivação e na manutenção da disciplina, porque fazer algo que você não gosta mas sabe que é importante requer muita disciplina..rs

Obrigada pelos comentarios ajudaram muito. Realmente preciso de disciplina, pq motivacao eu tenho, quero emagrecer e mais qualidade de vida. O dificil e sair de casa e entrar na bendita academia, fazer todas aquelas series chatas..oh me meu deus! Eu adoro natacao mas e tao caro aqui na minha cidade, seria uma saida porque eu adoro natacao. Mas enfim vou pensar em tudo que voces relataram e mudar meus habitos porque preciso.

Oi, Isabel!

Achei muito importante a sua pergunta, eu por exemplo, me perco , toda vez que temho que iniciar alguma atividade fisica , estudo. Mas, me concentro muito no trabalho. Lendo as respostas dos instrutores, percebi que posso usar a motivação e disciplina que tenho no trabalho para tudo, porque esta interligados e assim buscar o equilíbrio, realização nos meus objetivos. Poucos minutos e já estou me redescobrindo.

Eu ainda nao terminei de assistir todos os videos, mas vc tem razao..se temos disciplina no trabalho por ex, como a professora falou de acordar cedo todos os dias mesmo sem gostar, pq nao podemos fazer o mesmo com outras coisas? e uma questao de habito. Eu tb aos poucos vou me redescobrir, pq certamente de um dia pro outro nao sei se e possivel

verdade Isabel,

Gosto mais das transformações que acontecem com consistência do que aquelas que ocorrem do dia para noite, porque a motivação vai embora na mesma velocidade que chegou, mas se temos disciplina, tendemos a focar nessa cosntrução, que leva-se mais tempo para ser consolidada. =)