17
respostas

PProblema ao executar o projeto Androide - Capítulo Conhecendo o Xamarin

Olá, pessoal! Já fiz as atualizações do SDK Androide, que por sinal foram por volta de 120 gigas, atualizei o Xamarin conforme pedido pelo Visual Studio Comunity 2015, mas, ao tentar executar o projeto, obtenho os seguintes erros: 1. Severity Code Description Project File Line Suppression State Error java.lang.UnsupportedClassVersionError: com/android/dx/command/Main : Unsupported major.minor version 52.0 AluraNutricao.Droid

  1. Severity Code Description Project File Line Suppression State Warning The referenced component 'System.ObjectModel' could not be found. AluraNutricao.Droid

  2. Severity Code Description Project File Line Suppression State Warning An unexpected error occurred trying to initialize Android Designer. Please verify the Android SDK path and the Java Development Kit path on Tools->Options->Xamarin->Android Settings menu. Please see the logs for more details. 0O fato é que apontei o caminho do Java 8, em Tools/Options/Xamarin/Android Settings, mas os erros persistem. O que pode estar ocorrendo?

17 respostas

Olha, vou chutar aqui.. mas acho que o problema é justamente vc apontar o caminho do java8. Esse erro indica que o código necessita de uma versão anterior do java, eu iria de 7 ou 6.

Fiz isso, ou seja, apontei para todos os JDKs instalados, incluindo o 7 e o 6, mas não deu resultado. O erro persiste.

Eu estava com o mesmo problema , ai desinstalei a API 24 e ainda apliquei o jdk 8 nas configurações do xamarin.

Desculpe minha ignorância, mas como faço para desinstalar essa API? Obrigado!

Opa José! Ignorância, que nada! O caminho que conheço é pelo visual Studio community, que é: Ferramentas>Android>Sdk Manager

https://gwb.blob.core.windows.net/dotnetvinz/Windows-Live-Writer/784175ac664b_12333/img2_thumb.jpg

Quando abrir o SDK Manager

Ai vai em Tools>Android Sdk Build-Tools rev. 24

https://i.stack.imgur.com/pu8WH.jpg

Marca ela

Depois clica em "Delete Packages"

Esse foi o procedimento que fiz.

Espero que ajude!

Olá, Felipe! Valeu pela dica! No entanto, não sei o porquê, mas não está aparecendo mais a opção SDK Manager em Tools/Android. Estranho, não? Como resolvo isso? Obrigado!

Opa! Também já passei por isso, por algum motivo o visual studio "perde" o diretório do SDK . Pra mim aconteceu quando reinstalei várias vezes.

Pra resolver, primeiro temos que ver se por um acaso você ainda tem o SDK no pc.

Normalmente ele fica instalado em:

C:\Users\User\AppData\Local\Android\android-sdk\

Se vc conseguir achar essa pasta e dentro dela tiver o executável "SDK Manager.exe", blz ai é só vincular ao visual studio, caso contrário será necessário reinstala-lo.

Pra instalar o SDK, você pode simplesmente "reparar" a instalação do Visual studio, ou reinstalar toda parte do xamarin.

Se mesmo assim não der certo, baixe o sdk pelo site do android studio: https://developer.android.com/develop/index.html

Depois de ter certeza que o SDK está no pc, vc tem que acessar o visual studio, ir em Tools>Options>Xamarin>Android Settings

E informar a localização do SDK. https://developer.xamarin.com/guides/cross-platform/ci/configuring_tfs/tfs-and-xa/Images/tfsxa01.png

Aqui tem a documentação do visual studio: https://docs.elementscompiler.com/VisualStudio/Setup/AndroidSDK/

Qualquer coisa, me avisa

Valeu!

Olá, Felipe! Parece que agora deu certo! Digo isso pois ao pressionar f5, além de não aparecerem os erros anteriores, surge uma outra janela, com a seguinte mensagem: 5554:Nexus_5_API_23Alura Essa é a janela do emulador Android? Acredito que não será acessível testar a aplicação nesse emulador, e por isso pergunto: como proceder para testá-la diretamente no aparelho? Possuo um Moto XPlay. Um abraço e mais uma vez, obrigado pela grande força!

Show! Eu tive que criar um emulador, pois os que vem com o SDK são muito pesados, ocupam muita memoria ou nem rodam.

Eu criei com quase as mesmas configurações desta imagem:

https://developer.xamarin.com/guides/android/deployment,_testing,_and_metrics/debug-on-emulator/android-sdk-emulator/Images/vs/05-custom-device.png

So que eu uso o android 4.4.2 e 1200 de ram.

Caso não saiba como criar um emulador, tente esse tutorial:

https://developer.xamarin.com/guides/android/deployment,_testing,_and_metrics/debug-on-emulator/android-sdk-emulator/

Agora, pra fazer a implementação via USB, primeiro tem que se certificar que está instalada a ferramenta "Google USB Driver" lá nos pacotes extras dentro do SDK.

https://stuff.mit.edu/afs/sipb/project/android/docs/images/developing/sdk-usb-driver.png

Depois disso vc tem que ter o modo desenvolvedor habilitado no celular, caso não saiba como fazer é só seguir esse tutorial:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/10/como-ativar-o-modo-desenvolvedor-no-android.html

Nas opções de desenvolvedor, no celular, vc tem que ativar as seguintes opções:

"Verificar Aplicativos USB" e "Depuração USB"

Depois basta conectar via usb o celular, com o visual Studio aberto. Provavelmente na tela do celular irá aparecer um pedido de permissão para acessá-lo.

Concluídos estes passos, deve aparecer o nome do teu dispositivo + a API/Versão do android que ele usa, do lado do botão "Play" verde, que incia a depuração.

Valeu!

Olá, Felipe! Realizei todos os passos descritos por você, quando conecto o celular na USB com o Visual Studio aberto, surge a mensagem "Depuração USB Conectada", mas, como não tenho acesso a esse botão "play", por não enxergar, pressiono f5 para rodar a aplicação. No entanto, ao fazer isso, sou levado diretamente ao emulador Android. Como configurar o Visual Studio para que, quando eu pressionar f5, a app rode no dispositivo?

Olá José!

Não conheço nenhuma forma de deixar um dispositivo "padrão" para inicialização.

2 situações que podem resolver para você, são as seguintes:

1ª) Você pode ir em Tools>Customize e marcar a opção "Standart", que vai apresentar o botão "Play" que falei. Ali você poderá selecionar o dispositivo que irá inicializar a depuração. À partir dai, quando você apertar F5 este dispositivo será inicializado.

2ª) Ou você pode remover/Excluir os emuladores que você tem no "Open Emulador Manager" do SDK, ali por dentro do visualstudio mesmo (botão ao lado do SDK Manager). Feito isso só restará o teu dispositivo USB, assim quando apertar "F5" só terá ele para inciar.

Infelizmente não conheço outros meios além destes, caso descubra alguma outra forma te aviso!

Valeu!

Resolvi seguir a segunda instrução e deletei todos os emuladores em tools/android/android emulator manager, e agora, ao pressionar f5, voltou a aparecer as mensagens de erro: Severity Code Description Project File Line Suppression State Warning The referenced component 'System.ObjectModel' could not be found. AluraNutricao1.Droid

Severity Code Description Project File Line Suppression State Warning An unexpected error occurred trying to initialize Android Designer. Please verify the Android SDK path and the Java Development Kit path on Tools->Options->Xamarin->Android Settings menu. Please see the logs for more details. 0 Acho que não basta conectar o dispositivo físico na entrada USB, no meu caso. Dá a impressão de que tenho de configurar algo no visual studio, a fim de que o app definitivamente rode no celular. Estranho, né?

Nossa, bem estranho mesmo, mas me parece um problema com o SDK (digo pela mensagem).

Quando você entra em, Tools->Options->Xamarin->Android Settings, lá o local do SDK está correto? Digo, aparece com o check verde ao lado? Tipo assim: https://developer.xamarin.com/guides/android/getting_started/installation/windows/manual_installation/Images/image15.png

Tanto para o SDK quanto para o Java Development Kit.

outra coisa que parece estar estranha é o fato de não ter encontrado o componente "System.ObjectModel", no projeto do android, se você ir em referências no explorador da solução, lá a "dll" System.ObjectModel está com um ícone amarelo ao lado? se estiver você tem duas alternativas.

1)Excluir a dll se ela nao estiver sendo utilizada;

2)reinstalar pelo pacote nuget, para isso clique com o botão direito em cima do teu projeto android vá em "ManageNuGet Packages" na aba "Browse" busque por "System.ObjectModel" e instale o pacote. (vale verificar se no projeto "portable" também nao tem o mesmo problema.

Vai avisando ai se vai funcionar essas situações.

Valeu!

Olá, Felipe! Primeiramente pedi para minha filha olhar a situação do patch do SDK e do JDK e tudo está ok, isto é, verde. Com relação ao System.ObjectModel, apesar de reinstalá-lo, continua amarelo ao lado dele, e dando os mesmos erros de antes no momento da depuração. Tá difícil! Será que devo apagar esse projeto e começar novamente? Um abraço!

Pois é... estranho!

Faz o seguinte, exclui este "System.ObjectModel" das referencias, e reinstala.

Ou seja:

Remove la no pacote NuGet, e se permanecer ali em amarelo, exclui clicando com botão direito, "Excluir".

Ai vai la no NuGet Pakage Manager e tenta reinstalar, caso ainda esteja dando a mesma mensagem, tenta criar um projeto novo e executar sem fazer nenhuma alteração.

So pra ver se o problema é no projeto em si, se rodar ai você faz em cima deste projeto, senão o problema é outro.

Olá, Felipe! Tive de iniciar um novo projeto, de acordo como sugeriu, e agora apareceram os seguintes erros:

Severity Code Description Project File Line Suppression State Warning The 'packages' element is not declared. AluraNutricao c:\users\usuario\documents\visual studio 2015\Projects\AluraNutricao\AluraNutricao\AluraNutricao\packages.config 2

Severity Code Description Project File Line Suppression State Warning IDE0006 Error encountered while loading the project. Some project features, such as full solution analysis for the failed project and projects that depend on it, have been disabled. AluraNutricao.Droid 1 Active

Severity Code Description Project File Line Suppression State Warning An unexpected error occurred trying to initialize Android Designer. Please verify the Android SDK path and the Java Development Kit path on Tools->Options->Xamarin->Android Settings menu. Please see the logs for more details. 0

Tá difícil! RSRS

Nossa...

Esse agora nao me disse nada, pois pelo que vc falou o SDK está ok, e ele esta pedindo para verificar o mesmo.

Tambem pede para verificar os pacotes, talvez as referencias ali no lado estejam com icone amarelo, como no exemplo anterior.

Acho que seria importante tentar ver com algum instrutor daqui sobre este novo erro e partir dai, já que os demais a gente conseguiu contornar.

Tenta abrir um novo tópico pra ver se algum instrutor responde.

Valeu!