1
resposta

Power BI Report Server - Relatório em Aplicação Web

Oi, tenho configurado e respondendo o Power BI RS em um servidor (rede local) e preciso disponibilizar um determinado relatório dentro de uma aplicação Web.

Seguindo a documentação, vi que uma opção é utilizar "iframe". Ex: https://meu_servidor/reports/powerbi/meu_relatorio?rs:embed=true

Ele chega a carregar como esperado, porém pede autenticação ao chamar o relatório.

Considerando que o objetivo é trabalhar de forma local e que os relatórios sejam exibidos dentro da minha aplicação, qual seria a solução para atender a esta necessidade?

1 resposta

Oii, Estudante! Como vai ?

Esse processo de autenticação é comum, especialmente se o servidor estiver configurado para exigir credenciais.

Como sugestão, você pode testar algumas abordagens, por exemplo, usando a autenticação integrada do Windows. Quando a aplicação e o PBI Report Server estão na mesma rede local e você usa a autenticação, é possível configurar o servidor para usar o Kerberos ou NTLM. Ambos são autenticações que permite que as credenciais dos usuários sejam passadas automaticamente, evitando a solicitação de login.

Segue alguns links sobre a autenticação:

O token de autenticação também pode ser uma sugestão, ao criar um serviço que gere tokens de acesso para os seus usuários, para que os mesmos usem no PBI Report Server. É uma alternativa mais complexa e custosa, porém, válida.

Caso a organização utilize um sistema de SSO, você pode integrar o Power BI Report Server com ele. Isso permitirá que os usuários façam login uma vez e acessem todos os recursos, incluindo os relatórios do Power BI, sem precisar autenticar novamente.

Links que podem ajudar:

Espero que uma das sugestões te ajude no projeto.

Bons estudos e até mais!