Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Power BI | Gráfico e barra de rolagem horizontal

Tenho um 'Gráfico de colunas empilhadas' contendo dados de dois anos (2022 e 2023, por mês), no entanto, a cada atualização mensal, uma nova coluna é adicionada, mas não consigo aplicar uma barra de rolagem para o lado. Venho alterando o tamanho do dashboard para que sustente o novo espaço do gráfico com as características desejadas, caso contrário, o gráfico deixa o Eixo X (Mês/Ano) com a escrita inclinada ou na vertical, mas quero que mantenha na horizontal. É possível?

Observações gerais:

• O "Controle Deslizante" do gráfico só permite habilitar para o Eixo Y;
  • Os dados do gráfico são: taxa de desligamento voluntário e taxa de desligamento forçado. Por isso utilizo o de colunas empilhadas.
2 respostas
solução!

Oi, Ingrid! Tudo certo contigo?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Dependendo da quantidade de colunas, a adição de uma barra de rolagem horizontal, pelo Power BI, ocorre de maneira automática, assim como ilustro no GIF abaixo:

Gráfico de colunas empilhadas com a presença de uma barra de rolagem horizontal, no Power BI Desktop

Além desse recurso, não existe outra funcionalidade que nos permita inserir um scroll horizontal. De todo modo, trago algumas sugestões que podem ser úteis a você, observe comigo:

1. Redimensionar o gráfico: você mencionou que já está fazendo isso, mas talvez seja necessário continuar a redimensionar o gráfico à medida que mais dados são adicionados;

2. Utilizar um gráfico de barras empilhadas: de modo semelhante a um gráfico de colunas empilhadas, este também nos permite analisar, ao mesmo tempo, duas ou mais informações. Como a organização será feita verticalmente, teremos a oportunidade de usar a barra de rolagem;

3. Utilizar um filtro de segmentação de dados: ao adicionar este visual, é possível ter um maior controle sobre as informações que aparecerão em seu gráfico, deixando-o, inclusive, mais limpo e organizado!

Ingrid, espero que essas dicas te ajudem! No entanto, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes e pesquisas terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Andrieli, muito obrigada!

Realizei novos testes e obtive resultados positivos. No entanto, percebi que o gráfico apresenta algumas limitações, pois as informações não estão sendo distribuídas de maneira adequada. Nosso objetivo é tornar os valores das taxas na coluna empilhada visíveis, juntamente com o valor total, mas atualmente essa visualização não está sendo alcançada.

Agradeço as orientações!