1
resposta

Power BI - Filtro não contem

Olá pessoal, estou com uma duvida em fazer filtros no PowerBI, tenho um DashBoard de estatística de venda de produtos e consumo de matéria prima. exemplo: (não posso utilizar dados da empresa)

Produto FinalMatPrima
Prod1AX
Prod2BX
Prod3AN
Prod4CX
Prod5EX
Prod6BX
Prod7AX
Prod8ZX
Prod..N..

Tenho cadastrado cerca de 15.000 matérias primas e 45.000 produtos. Preciso de um rápido filtro para analisar produtos que não contém um certo tipo de matéria prima. Alguém sabe como posso estruturar um filtro assim?

1 resposta

Oi Rodrigo, tudo bem?

Nesse caso você não precisará estruturar um filtro já que na própria aba de visualização do Power BI você vai conseguir filtrar esse tipo de informação seguindo esses passos:

Na página de relatórios do Power BI, vá na aba de visualizações e selecione a opção tabela, como mostro no print a seguir:

Print da tela do Power BI onde o item de relatórios no canto superior esquerdo está marcado com um retângulo vermelho, assim como a visualização de nome "tabela" que se encontra no lado direto da tela na aba de visualizações e as duas colunas da tabela que se encontram na aba "campos" também estão marcadas com um retângulo vermelho e selecionadas, no centro da tela temos a visualização da tabela que contém duas colunas

Agora na aba "Filtros" você clica na opção Matéria Prima em "Tipos de filtragem" coloca a opção Filtragem avançada, em "Mostrar itens quando o valor" seleciona a opção não contém, logo abaixo escreva o nome da matéria prima que você não quer que retorne e clica em Aplicar filtro

Print da aba Filtros do Power Bi com os campos nome da coluna, tipo de filtro, mostrar itens quando o valor, nome do valor e aplicar filtro destacados com um retângulo vermelho

Nessa mesma aba você pode ver que, de forma bem intuitiva, pode filtrar as informações de várias formas diferentes!

Espero ter ajudado, bons estudos!