1
resposta

Power automate

Pessoal boa noite! Sou novo membro e pretendo estudar sobre power automate e power apps. Estou precisando de ajuda para fazer um trabalho. Eu vou receber uma planilha de Excel que estará na SharePoint. Nesta planilha irá ter as colunas descrição do material, quantidade, departamento, ano fiscal 2024 e ano fiscal 2025.Dentro da coluna ano fiscal 2024 eu irei fazer uma pergunta: Vocês pretende continuar usando este material? Sim, não e não respondindo.O que eu vou precisar de ajuda é que eu preciso enviar um e-mail automatico para todos os solicitantes responderem essas perguntas e programar para enviar esse mesmo e-mail depois de 60 dias, só que filtrando somente as perguntas que estarão marcadas como não respondido. Pode me ajudar? Curso?

1 resposta

Olá, Rodrigo! Como vai?

Vou deixar abaixo alguns passos que podem ajudar você a usar o Power Automate.

Vamos lá…

1. Enviar o Primeiro E-mail:
    • Acesse o Power Automate e comece criando um novo fluxo automatizado.
    • Escolha o gatilho "Quando um item é criado ou modificado" na biblioteca de documentos do SharePoint, onde sua planilha está armazenada.
    • Adicione uma ação "Enviar um e-mail (V2)" para enviar um e-mail aos solicitantes. No e-mail, pergunte se eles ainda estão usando o material.
  2. Adicionar uma Coluna de Status na Planilha:
    • Na sua planilha, adicione uma nova coluna chamada "Status de Resposta". Isso vai te ajudar a ver quem já respondeu ou não.
  3. Verificar Respostas:
    • Os solicitantes podem responder diretamente na planilha do SharePoint. Se achar necessário, você pode usar o Power Apps para criar um formulário mais fácil de usar.
  4. Enviar um Lembrete Após 60 Dias:
    • Crie outro fluxo no Power Automate.
    • Use o gatilho "Recorrência" para definir o fluxo para rodar a cada 60 dias.
    • Adicione uma ação "Obter linhas" para ler os dados da planilha no SharePoint.
    • Use "Aplicar a cada" para percorrer cada linha da planilha.
    • Dentro desse loop, verifique se o "Status de Resposta" está como "Não Respondido".
    • Se estiver, adicione uma ação "Enviar um e-mail (V2)" para lembrar quem ainda não respondeu.

Visão geral de como esse fluxo de lembrete deve funcionar:

Recorrência (executar a cada 60 dias)
   |
   V
Obter linhas (da planilha no SharePoint)
   |
   V
Aplicar a cada (linha da planilha)
   |
   V
Condição (se "Status de Resposta" == "Não Respondido")
   |
   V
Enviar um e-mail (V2) (para os solicitantes que não responderam)

Espero ter ajudado de alguma forma!

Abraço! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marque como solucionado ✓. Bons Estudos!