1
resposta

[Postman] Como validar/verificar se houve erro no servidor para uma requisição

Como validar/checar se houve algum erro no servidor (não processou, não tratou, rejeitou, quebrou de alguma forma) para uma requisição. Tipo esses erros:

**Parse Error: The server returned a malformed response

**Error: connect ECONNREFUSED

Que não podem ser validados com testes pos-requeste? Ou podem?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Opa Estudante, tudo certo?

Normalmente, para validar se houve algum erro no servidor para uma requisição, você pode verificar o status da resposta retornada pelo servidor. Como, por exemplo, se o servidor retornar um erro 500, significa que ocorreu um erro interno no servidor. Se o servidor retornar um erro 404, significa que o recurso solicitado não foi encontrado.

Quando estamos lidando com erros que indicam problemas na comunicação com o servidor ou de configuração do ambiente de desenvolvimento. O uso de blocos try-catch ou manipuladores de erros específicos são uma ótima pedida, podendo lidar com exceções dentro das requisições de algumas partes do código.

Além disso, seguindo essa linha de raciocínio, os testes unitários podem ser uma opção válida para realizar essa verificação. Deixo como recomendação o conteúdo abaixo sobre o tema:

Fico à disposição.

Tenha um bom dia e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software