1
resposta

PostgreSQL

Não consigo baixar. qual e a versão melhor ???

1 resposta

Oi Guilherme, tudo bem contigo?

Existem algumas razões pelas quais você pode não estar conseguindo baixar o PostgreSQL:

  1. Conexão com a internet: Verifique se você está conectado à internet e se sua conexão está funcionando corretamente.

  2. Site indisponível: Talvez o site oficial do PostgreSQL esteja temporariamente indisponível. Verifique o site oficial do PostgreSQL para garantir que ele esteja acessível.

  3. Bloqueio de firewall ou antivírus: Verifique se as configurações do seu firewall ou antivírus não estão bloqueando o download do PostgreSQL.

A melhor versão do PostgreSQL para você dependerá das suas necessidades e do sistema operacional que você está usando. No entanto, eu posso te indicar a versão mais recente disponível até a data do meu conhecimento (setembro de 2021), que é o PostgreSQL 13. Você pode verificar se há uma versão mais recente no site oficial.

Contudo no curso foi usado a versão 12, então deixo pra ti decidir qual versão utilizar.

Aqui estão os passos para baixar e instalar o PostgreSQL:

Passo 1: Acesse o site oficial do PostgreSQL em https://www.postgresql.org/

Passo 2: Na página inicial, procure o botão de download ou navegue até a seção de download.

Passo 3: Selecione o seu sistema operacional. Se você estiver usando o Windows, por exemplo, clique na opção "Windows" e, em seguida, escolha a versão apropriada para o seu sistema (por exemplo, Windows x86-64 se você estiver usando um sistema de 64 bits).

Passo 4: Clique no link de download para baixar o instalador.

Passo 5: Após o download, execute o instalador e siga as instruções para instalar o PostgreSQL.

Passo 6: Durante a instalação, você será solicitado a configurar uma senha para o usuário "postgres", que é o superusuário do banco de dados. Certifique-se de escolher uma senha forte e segura.

Passo 7: Concluída a instalação, você deve ter o PostgreSQL instalado em seu sistema.

Mini tutorial para instalação do PostgreSQL no Ubuntu (Linux):

Passo 1: Abra um terminal.

Passo 2: Atualize a lista de pacotes:

sudo apt update

Passo 3: Instale o PostgreSQL:

sudo apt install postgresql

Passo 4: Durante a instalação, será criado automaticamente um usuário do sistema chamado "postgres". O PostgreSQL também criará um banco de dados padrão com o mesmo nome do usuário do sistema, permitindo que você acesse facilmente o banco de dados usando o usuário "postgres".

Passo 5: Após a instalação, você pode interagir com o PostgreSQL usando o utilitário "psql". Para acessar o shell do PostgreSQL, digite o seguinte comando:

sudo -u postgres psql

Passo 6: Agora você pode começar a executar comandos SQL no shell do PostgreSQL.

Espero que isso ajude a baixar e instalar o PostgreSQL corretamente em seu sistema!

Caso precise eu estarei por aqui.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software