Eu esqueci minha senha no postgree e gostaria de saber como faço para criar uma nova senha.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu esqueci minha senha no postgree e gostaria de saber como faço para criar uma nova senha.
Oi, Rodrigo! Tudo bem?
Tem duas formas de recuperar a senha esquecida, uma é reinstalar o PostgreSQL e configurar o usuário novamente, ou você pode fazer da seguinte forma:
Acesse o local de instalação do seu PostgreSQL, geralmente a instalação fica no seguinte diretório: 'C:\Program Files\PostgreSQL\16'.
Abra o arquivo pg_hba.conf que fica no diretório 'data'.
Altere o método de autenticação permite conexão do host a base conforme a imagem abaixo:

Salve as alterações e reinicie o serviço do PostgreSQL ou o pc para contabilizar as modificações.
Após reiniciar abra o prompt de comando (CMD) e navegue até a pasta onde possui os binários do PostgreSQL: 'C:\Program Files\PostgreSQL\16\bin'.

Para finalizar, vamos conectar ao banco e fazer a alteração da senha, rode no CMD os comando abaixo:
psql -U <nome_do_superusuario> postgres;
ALTER USER <nome_do_superusuario> WITH PASSWORD ‘nova_senha’;”
Digite “\q” para sair do psql;
Feito isso, volte ao arquivo pg_hba.conf para 'md5' ou como estava antes e reinicie o serviço.
Espero ter ajudado e bons estudos!