1
resposta

Posso utilizar Phyton dentro do html?

Olá, dev! Tirem uma dúvida pra mim! Eu posso, durante o uso do html, utilizar o Phyoton, inserindo algumas linhas de comando dele, para resolver alguma lacuna do html?

1 resposta

Olá, Antonio! Tudo bem por aí?

Existem algumas formas de trabalhar com Python no nosso código HTML, até pouco tempo acredito que uma das mais usuais era utilizando a biblioteca Jinja2 que é um mecanismo de templates para Python, onde dentro de um projeto conseguimos trabalhar nosso arquivo HTML com alguns tipos de delimitadores, os mais comuns são:

{%....%}: usado para inserir estruturas Python dentro de um arquivo html;

{{....}}: usado para facilitar a exibição de código python como um output em um template HTML. Alternativa: {% print(....) %};

{#....#}: usado para adicionar comentários que não serão exibidos no output do template HTML. Tem como mandar isso aí tb

Esse método é frequentemente utilizado pelos frameworks Flask e Django.

O exemplo de código abaixo mostra um pouco como ficaria a estrutura desse nosso arquivo HTML:

{% load static %}
{% load my_custom_tags %}

<!DOCTYPE html>
<html lang="en" dir="ltr">
    <head>
        <title>Intro</title>
    </head>
    <body>
        <p>{% my_tag %}</p>
    </body>
</html>

Caso tenha interesse em aprender mais sobre os frameworks Flask e Django recomento muito os conteúdos disponíveis aqui na plataforma:

https://cursos.alura.com.br/formacao-django

https://cursos.alura.com.br/course/flask-crie-webapp-python

Além dessas opções, recentemente foi criada uma biblioteca em JavaScript chamada PyScript, ela permite aos usuários criar aplicativos Python no navegador usando uma mistura de Python e HTML.

Esta ainda se encontra em desenvolvimento e pode apresentar alguns erros, mas sem dúvidas vale a pena ficar de olho em sua documentação :

https://pyscript.net/

Espero ter ajudado com sua dúvida, e caso ainda possa ajudar em algo me mantenho a disposição.

Continue praticando, bons estudos, e até mais! =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software