Olá, dev! Tirem uma dúvida pra mim! Eu posso, durante o uso do html, utilizar o Phyoton, inserindo algumas linhas de comando dele, para resolver alguma lacuna do html?
Olá, dev! Tirem uma dúvida pra mim! Eu posso, durante o uso do html, utilizar o Phyoton, inserindo algumas linhas de comando dele, para resolver alguma lacuna do html?
Olá, Antonio! Tudo bem por aí?
Existem algumas formas de trabalhar com Python no nosso código HTML, até pouco tempo acredito que uma das mais usuais era utilizando a biblioteca Jinja2 que é um mecanismo de templates para Python, onde dentro de um projeto conseguimos trabalhar nosso arquivo HTML com alguns tipos de delimitadores, os mais comuns são:
{%....%}: usado para inserir estruturas Python dentro de um arquivo html;
{{....}}: usado para facilitar a exibição de código python como um output em um template HTML. Alternativa: {% print(....) %};
{#....#}: usado para adicionar comentários que não serão exibidos no output do template HTML. Tem como mandar isso aí tb
Esse método é frequentemente utilizado pelos frameworks Flask e Django.
O exemplo de código abaixo mostra um pouco como ficaria a estrutura desse nosso arquivo HTML:
{% load static %}
{% load my_custom_tags %}
<!DOCTYPE html>
<html lang="en" dir="ltr">
<head>
<title>Intro</title>
</head>
<body>
<p>{% my_tag %}</p>
</body>
</html>
Caso tenha interesse em aprender mais sobre os frameworks Flask e Django recomento muito os conteúdos disponíveis aqui na plataforma:
https://cursos.alura.com.br/formacao-django
https://cursos.alura.com.br/course/flask-crie-webapp-python
Além dessas opções, recentemente foi criada uma biblioteca em JavaScript chamada PyScript, ela permite aos usuários criar aplicativos Python no navegador usando uma mistura de Python e HTML.
Esta ainda se encontra em desenvolvimento e pode apresentar alguns erros, mas sem dúvidas vale a pena ficar de olho em sua documentação :
Espero ter ajudado com sua dúvida, e caso ainda possa ajudar em algo me mantenho a disposição.
Continue praticando, bons estudos, e até mais! =)