Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Posso usar um resistor de 10k ou 390R no lugar de um de 220Ohm?

Eu to fazendo o curso de Arduino: Do zero ao Jogo e nos materiais necessários está o resistor de 220 Ohm, porém eu comprei um kit iniciante de arduino e o resistor que vem são de 10K - 1/4 e 390R - 1/4, gostaria de saber se tem como eu utilizar um desses que ja tenho? E se puder explicar um pouco sobre a diferença entre eles. Obrigada

1 resposta
solução!

Oi Luísa, :)

exato, é dito que você pode usar o de 220 ou 330 Ohm e isso tem um motivo.

Como os dois resistores que você tem são maiores do que esses números não tem problema usá-los, o problema seria se tivessem resistência menor do que a indicada. Pois aí isso poderia derreter o seu LED.

Mas veja que, o de 390R vale 390 Ohms, então é 60 Ohms a mais do que o segundo indicado de 330. Já o de 10k, 10k vale 10.000 Ohms, e como ele é bem maior, talvez você não consiga usá-lo.

O papel de um resistor em um circuito é dificultar a passagem da corrente elétrica, você pode associar que ele está resistindo mesmo à ela, fazendo isso eles limitam a intensidade da corrente elétrica.

A diferença entre os resistores que você tem é o quanto eles limitam essa corrente. O que vai acontecer, é que quanto maior a resistência, menos o seu LED vai brilhar. É possível que com 10k, você nem o veja brilhando.

Então aconselho a usar mais resistores de 390 ou comprar outros de 330.

Agora, porque são indicados os resistores de 220 ou 330 Ohm?

Quando temos LEDs em um circuito (o que é bem comum), queremos que ele tenha brilho, e não que fique apagado ou fraco; também não queremos causar danos ou queimar esses LEDs e queremos que o nosso circuito fique bem equilibrado, sem grandes excessos ou faltas de resistência.

Para que isso dê certo, existe uma fórmula para calcular o valor do resistor que deve ser usado.

Para fazer esse cálculo, você precisa :

• de quantos volts você vai usar para piscar o LED, ou da tensão da fonte de alimentação;
  • da tensão suportada pelo seu LED em volts;
  • da corrente suportada pelo seu LED em amperes.

Repare que os volts são necessários para colocarmos energia no circuito, e o quanto o LED suporta de tensão e corrente, para que ele não queime, e também para entendermos como vamos balanciar tudo isso.

Sabendo essas três coisas, a fórmula para calcular a resistência consiste em subtrair a tensão do LED da tensão da Alimentação (o total de energia, a fonte) e dividir o resultado pela corrente. Ou seja, você irá calcular a resistência tirando o LED do total, vendo o que sobra e distribuindo essa energia ao longo do circuito.

A fórmula é:

R = (Valimentação - Vled) / I

Se usarmos um LED de cor vermelha, com corrente de 20mA, tensão igual a 2 volts, e alimentação de 5 volts. De quanto é o resistor?

Primeiro convertemos os 20mA (miliamperes) do LED para amperes, que dão 0,02 A (amperes). E substituímos os valores na fórmula:

R = (5-2) / 0,02
R = 3/ 0,02
R = 150 ohms

Ou seja, para um LED vermelho, um resistor de 150 Ohms basta.

Mas não se preocupe tanto com a minha explicação gigante, você verá tudo isso em mais detalhes durante o curso!

Espero ter ajudado! Qualquer coisa, só postar aqui :p.