Oi Professor Flávio e Colegas de Turma.
Imaginem que na minha empresa eu não tenha browsers incompatíveis com ES2015 . Para usar um loader como SystemJS por exemplo, eu preciso obrigatoriamente de um transpiler?
Abraços.
Oi Professor Flávio e Colegas de Turma.
Imaginem que na minha empresa eu não tenha browsers incompatíveis com ES2015 . Para usar um loader como SystemJS por exemplo, eu preciso obrigatoriamente de um transpiler?
Abraços.
Olá Marco!
Te respondo já já, é que estou procurando uma resposta que dei para um aluno há algum tempo, ela tem parte da resposta que quero lhe dar....
Oi Marco, achei o post, mas não era a resposta que eu gostaria de dar. Então, vamos lá.
Quando usamos Systemjs, é necessário preparar seus módulos para que sejam carregados pelo loader. Sem uma preparação prévia, ele não será capaz de carregá-los. Não necessariamente você precisa transcompilar para ES5, todavia, precisa do passo que adequa o módulo ao SystemJS.
A boa notícia é que os browsers estão começando a suportar o carregamento nativo de módulos do ES2015 com a tag <script>
. Com isso, o Systemjs não é mais necessário:
No meu blog pessoal eu mostro como:
http://cangaceirojavascript.com.br/importacao-nativa-modulos-browser/
Mas atenção, no Firefox e no Microsoft Edges é necessário habilitar esse recurso, mas em breve será padrão.
Veja que não é garantido, mas é algo para ficar antenado. Por fim, usar um transpiler é interessante, porque você pode usar recursos mais novos da linguagem sem ter que esperar serem suportados pelos browsers mais modernos.
Espero ter ajudado.
Para completar, dá uma conferida depois no curso de Webpack da própria Alura, mas só depois que terminar esse curso. É uma outra abordagem para lidar com módulos, que são resolvidos no lado do servidor. Porém, a complexidade é muito maior do que simplesmente usar o Systemjs. Mas é algo que frameworks como Angular, React e Vue tem usado.
Blz? Sucesso e bom estudo meu aluno!
Bacana, Professor Flávio ! Li seu post no blog. A propósito, estou impressionado com o quanto a programação front end tem evoluído.
Obrigado pelas dicas e pelo seu tempo !