Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Posso usar ID e Class com valores iguais???

Me deu essa dúvida no curso.

Posso dar um mesmo valor para uma classe e um id???

Por exemplo:

<section id="principal" class="principal"></section>

Eu queria saber se tem algum problema essa prática, e se é considerado uma "má prática" no JS.

1 resposta
solução!

Olá, Newton!

Então amigo, dependendo de como for usado, não haverá um problema. Mas, é claro, não é uma boa prática colocar tudo com o mesmo nome/valor.

Eu sinceramente nunca fiz isso com JavaScript, mas o que eu imagino que poderia acontecer é: nada. Você só tá pegando o elemento a atribuindo algo nele, então, não vejo algum problema nisso, contanto que esteja usando seus devidos métodos no JS, como .getElementById() para o ID. Se fosse algo mais geral, como um .querySelector, já é mais plausível ter algum erro, dependendo de toda a estrutura do seu código.

Já no CSS, isso muda, pois o ID do elemento tem mais "força" na especificidade do que a classe. Ou seja, pensando no modelo cascata do CSS, se há dois elementos, id e class, com a mesmo valor, mesmo se o ID estiver acima do código da classe, o ID se sobrepõe por conta da sua força de especificação, diferente da classe. Achei um artigo que tem exemplos sobre isso, só clicar para acessar.

De todo modo, mesmo que não ocorra erros e você faça tudo certo, não é uma boa prática colocar sempre valores iguais. Tente sempre dar uma variada no nome conforme o que eles realmente representam, e, claro, ver se colocar algo mais no elemento faz sentido além de tentar fazer uma gambiarra no CSS.

E é apenas isto. Espero ter ajudado :D