Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Posso conseguir um trabalho em programação sem ainda ter experiência nesta area?

Olá pessoal!

Já trabalho na area de infraestrutura tem algum tempo (12 anos), mas gostaria de me dedicar a area de programação e adquirindo conhecimento, conseguir um emprego nesta área, mas fico preocupado com o fato de já ter uma certa idade e perder o espaço para profissionais mais jovens com o mesmo conhecimento.

Vocês acreditam que mesmo já tendo um perfil em outra área de TI, tenho chances de conseguir migrar para desenvolvimento? Pensei em começar por python ou ruby que são mais uteis na minha area atual e ir galgando a partir daí. Gostaria de saber a opnião de vocês.

Agradeço desde já.

5 respostas

Olá Jorge,

Acredito que é possível sim, porém recomendo você estudar bastante e provavelmente você entrará como Programador Jr.

Referente a linguagem, acho que você deve escolher a linguagem que mais le agrada, mas falando de mercado de trabalho, acredito que você terá mais oportunidade nas seguintes linguagens:

Java C# JavaScript Swift (iOs)

Olá, Jorge!

Mas é claro que você tem chances!

Eu também comecei na área de desenvolvimento tarde. Eu só fui conhecer o mundo da programação com 24 anos.

Vou te sugerir o que deu certo pra mim:

1 - Busque sua área de interesse no meio da programação (web, front-end, back-end, etc) e estude ferozmente.

2 - Não tente saber um pouco de cada coisa a princípio. Busque ser quase um especialista em alguma linguagem de programação do seu interesse. Toda a experiência de estudo e prática que você ganhará estudando a fundo uma linguagem te proporcionará habilidades de aprendizagem que facilitarão seu estudos em outras linguagens e ferramentas.

3 - Busque uma faculdade, preferencialmente uma pública. Por mais que isso não seja um critério decisivo pra determinar se você é um bom programador ou não, ter uma faculdade é importante. Já deve ter ouvido o pessoal da Alura/Caelum repetir isso diversas vezes.

4 - [SUGESTÃO DE OURO] Busque se envolver em comunidades de software livre. Não é porque você não esteja empregado na área de desenvolvimento que você é impedido de realizar atividades e ganhar experiência. Nesses lugares encontram-se os melhores profissionais e eles são super dispostos a acolher e ajudar interessados. É O melhor lugar para se fazer networking.

Isso tudo que eu estou te falando funcionou comigo. Eu comecei aprendendo C++ e um framework pra C++ chamado Qt. Entrei em comunidades de softwares livres, programei bastante lá e fiz muitos contatos. Antes de entrar na faculdade, já havia sido contratado por uma empresa de desenvolvimento de software científico. Indicação dos contatos que fiz. Tudo em menos de um ano. Em seguida, entrei para uma faculdade e sinto que já não preciso mais me preocupar com mercado de trabalho.

O que funcionou pra mim pode até não funcionar pra você. Mas uma conclusão disso tudo é certa. NÃO DESISTA!

solução!

Oi Jorge,

Complementando o que o Denis e William recomendaram, gostaria de indicar este vídeo onde o Guilherme Silveira dá algumas dicas que espero que sejam úteis para você.

http://blog.alura.com.br/como-ganhar-experiencia-enquanto-estudo/

Desde já desejo boa sorte na sua nova empreitada :)

Olá Jorge, Excelente tópico, creio ser o questionamento de muitos que querem trabalhar na área. As respostas disponibilizadas pelos colegas já são bastante esclarecedoras e o link do vídeo do Guilherme Silveira fecha com chave de ouro. Somente para complementar um pouco a postura profissional e maturidade ajudam também na conquista de novas oportunidades e a nossa área nos possibilita concorrer a oportunidades além das fronteiras geográficas conseguindo remotamente trabalhar para qualquer parte do mundo. Forte Abraço e bons estudos.

Legal gente!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software