3
respostas

Posso chamar a informação presente em uma variável como string?

No exercício sobre a tabuada me surgiu uma dúvida. Posso chamar a informação presente em uma variável como string? Por exemplo: document.write("n vezes 1 é " + n * 1+ ""); o n aqui para nos humanos teria o mesma informação, mas quando falamos com a maquina através de Java, ela acabo por entender como coisas completamente diferentes, como eu poderia relacionar a string "n" com o valor/informação presente na var "n". Sei que existe essa solução mais simples: document.write(n + " vezes 1 é " + n * 1+ ""); Mas fiquei curioso.

3 respostas

Ola Luan,

Não sei se entendi bem sua dúvida mas vamos lá. Quando você declara a variável n você está fazendo exatamente isso, dando um nome a um dado que você pode manipular, logo, sempre que você usar o n no seu código o programa vai entender que você se refere ao dado contido nele. Porém tem um detalhe muito importante, que é o uso das aspas, quando você usa as aspas você está dizendo: "Olha, isso aqui é um texto, deixe exatamente do jeito que eu escrevi aqui", logo, se você usa um "n", o programa vai entender que você quer digitar a letra n, mesmo que isso seja o nome de uma variável declarada anteriormente. Acredito que não tenha como mudar isso.

Espero ter ajudado!

Complementando que Nathan Szekut Barea disse o correto é tirar para fora das aspas e concatenar conforme exemplo bem simplificado abaixo:

var ano = 2022;

document.write(ano +" farei "+15+ " anos");

Solução

<meta charset="UTF-8">

<script>
    var num = 8;

document.write(num + " vezes 1  = " + (num * 1) + "<br>");
    document.write(num + " vezes 2  = " + (num * 2) + "<br>");
    document.write(num + " vezes 3  = " + (num * 3) + "<br>");
    document.write(num + " vezes 4  = " + (num * 4) + "<br>");
    document.write(num + " vezes 5  = " + (num * 5) + "<br>");
    document.write(num + " vezes 6  = " + (num * 6) + "<br>");