4
respostas

POSSÍVEL ERRO

Boa tarde,

Eu estava monitorando o código do Alura Midi junto com professora e, no momento que vamos para a navegação pelo teclado podemos encontrar um erro - pelo menos no meu código ocorreu - referente ao TAB.

Quando você pressiona o ESPAÇO ou ENTER e não solta ele fica colorido, se você apertar o TAB enquanto está pressionando o ESPAÇO/ENTER a tecla vai permanecer colorido.

Então (é uma resolução simples), eu consegui resolver utilizando o else depois daquela condição: "se o .code for === "Enter" ou ==="Space" adiciona classe tal... No else (senão) ele remove a classe, então, adiciona certa classe caso a tecla seja Enter ou Space, senão, removo-a, depois disso, continua com a outra função para remover a classe novamente se ela estiver ativa na tecla.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

(A sintaxe eu alinhei depois kkk)

4 respostas

Olá Caio, tudo bem contigo?

Parabéns pela resolução do problema!

Você se saiu muito bem ao identificar e corrigir o erro na navegação pelo teclado no código do Alura Midi. Sua solução utilizando o else após a condição foi uma abordagem inteligente para lidar com o pressionamento contínuo das teclas "ESPAÇO" ou "ENTER" junto com o "TAB".

Além disso, gostei muito da sua organização do código. É muito importante ter uma estrutura clara e bem alinhada, pois isso torna o código mais legível e facilita a compreensão, tanto para você quanto para outros desenvolvedores que possam revisá-lo no futuro.

Continue assim, sempre buscando soluções criativas e mantendo um código bem organizado. Essas habilidades são essenciais para um bom desenvolvedor JavaScript. Se tiver mais dúvidas ou quiser compartilhar outras soluções interessantes, sinta-se à vontade para compartilhar no fórum.

Parabéns pelo excelente trabalho e sucesso em seus projetos futuros!

Abraço e bons estudos.

Obrigado, eu só fiquei na dúvida mesmo se o que fiz pode ser chamado de solução mesmo ou foi uma "gambiarra" ?

Oi Caio, tudo bem?

No seu caso ambos se aplicam, no mundo da programação em vários momentos isso acontece sabe.

Existem situações que exigem uma "Gambiarra" mesmo, e em outros momentos você vai encontrar um "Solução", mas você precisa entender que isso depende muito do momento da pessoa.

Por exemplo, se você sente que fez meio às presas, pode ser que você considere uma "Gambiarra", mas se você passou mais tempo e organizou tudo certinho, então pode ser uma "Solução", mas tudo depende do seu "Estado de espírito" tá.

Mas isso tudo é muito de você tá. Ambas as formas estão certas e são o mesmo, então isso vai muito da forma que você encara isso tá, não existe uma regra, e sim formas de se interpretar as soluções encontradas.

Eu não se preocupe muito com isso.

E caso precise estamos aqui!

Abraços e bons estudos.

Ah, então para mim foi uma solução sim kk, cheguei no resultado depois um raciocínio lógico, valeu Renan.