1
resposta

Possíveis usuários

Bem, eu me deparei com uma questão analisando os perfis de usuários, na própria aula se fala em pontes, pessoas ou animais. Geralmente quando pensamos em "pessoa" a gente foca no usuário singular daquele sistema, podendo ele ser uma pessoa física ou jurídica, mas que no final das contas acaba sendo um ser-humano, porém eu pensei que também poderia encaixar "grupo de pessoas" pois alguns apps só fazem sentido quando utilizados simultaneamente por vários usuários, por exemplo, o jogo Among Us. Nesse caso acho que existe um ponto a mais na concepção do projeto, pois além de ser pensado pra a pessoa singular que está utilizando aquele app, ele precisa ser desenvolvido de modo à satisfazer um grupo de pessoas simultaneamente, além de ter seu painel intuitivo, o usuário deve conseguir perceber o modo em que o outro usuário está usando o app também pra conseguir alcançar o objetivo.

1 resposta

Olá Lucas, tudo bem?

Ótima explicação! É sempre interessante conhecer novos pontos de vista =)

Quando estamos fazendo algo, um produto ou serviço, temos que considerar que isso será entregue à um público, então precisa ser moldado para o grupo de usuários em comum que queremos atingir. Por exemplo: Existem vários tipos de jogos e cada tipo é pensado e feito considerando os interesses em comum de um grupo de usuários. Os jogos bem detalhados são pensados para um público que gosta de jogos bem realistas, os jogos de mistério são pensados para pessoas que curtem quebra-cabeças e assim por diante.

Tudo é pensado sempre considerando um grupo de pessoas em comum, nunca apenas uma. Caso contrário as chances do produto ou serviço falhar são muito grandes, pois só consideramos os interesses de uma pessoa, e não de um grupo. Por isso que fazemos pesquisas e montamos personas: para conhecer melhor esse grupo de usuários.

Vou deixar aqui exemplos sobre quem seriam os usuários quando pensamos em diferentes contextos e considerando a reflexão :

• Empresas e negócios podem ser os usuários de um aplicativo de empregos para achar funcionários em potencial;
  • Animais de estimação podem ser os usuários do serviço de um Pet Shop;
  • A maior parte da população é usuária da rede de Internet.

Esses são apenas alguns exemplos =)

Até mais!!