Dependendo da plataforma, acho que os usuários podem ser o Pet, como citado anteriormente, uma pessoa adulta, uma criança ou até talvez uma planta (eu acho kk).
Dependendo da plataforma, acho que os usuários podem ser o Pet, como citado anteriormente, uma pessoa adulta, uma criança ou até talvez uma planta (eu acho kk).
Oi Helena!
Uma forma que me ajuda muito a facilitar essa explicação em aula é a seguinte:
Suponha que você fez uma aplicação para auxiliar alunos do ensino médio e fundamental nos seus estudos. A sua forma de rentabilizar essa aplicação é através de um serviço de assinatura mensal.
A partir daí podem vir duas perguntas:
1 - Quem usa o aplicativo? Quem vai usar a aplicação serão os seus usuários, que no caso são estes estudantes. É para eles que você irá direcionar a maioria das suas funcionalidades e irá tentar proporcionar a experiência mais agradável possível
2 - Quem financia/paga o aplicativo? Nesse caso, são os pais ou responsáveis dos estudantes. Caso não tenha a aprovação deles, muito provavelmente o estudante nem terá acesso à plataforma. Então é preciso pensar em algumas vantagens que possam ser apresentadas aos pais para que seja vantajoso assinar este serviço.
Em resumo, o seu usuário é quem usa a aplicação de fato, e o cliente é quem paga/financia a sua utilização. Muitas vezes o cliente e o usuário são a mesma pessoa, por isso que muitas vezes gera esta confusão. Ah, e quanto a sua pergunta, todos esses exemplos estão corretos por conta disso!
Acredito que dessa forma, fique mais fácil para que você consiga diferenciar e determinar quem será o cliente e quem será o usuário no seu caso. Mais para a frente haverá um diagrama chamado UX Canvas que deixa isso bem explicado no seu projeto, vale a pena fazê-lo nos próximos cursos da formação!
Espero que tenha conseguido ajudar! Muito sucesso e bons estudos!