Dependendo da plataforma, acho que os usuários podem ser o Pet, como citado anteriormente, uma pessoa adulta, uma criança ou até talvez uma planta (eu acho kk).
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Dependendo da plataforma, acho que os usuários podem ser o Pet, como citado anteriormente, uma pessoa adulta, uma criança ou até talvez uma planta (eu acho kk).
Oi Helena!
Uma forma que me ajuda muito a facilitar essa explicação em aula é a seguinte:
Suponha que você fez uma aplicação para auxiliar alunos do ensino médio e fundamental nos seus estudos. A sua forma de rentabilizar essa aplicação é através de um serviço de assinatura mensal.
A partir daí podem vir duas perguntas:
1 - Quem usa o aplicativo? Quem vai usar a aplicação serão os seus usuários, que no caso são estes estudantes. É para eles que você irá direcionar a maioria das suas funcionalidades e irá tentar proporcionar a experiência mais agradável possível
2 - Quem financia/paga o aplicativo? Nesse caso, são os pais ou responsáveis dos estudantes. Caso não tenha a aprovação deles, muito provavelmente o estudante nem terá acesso à plataforma. Então é preciso pensar em algumas vantagens que possam ser apresentadas aos pais para que seja vantajoso assinar este serviço.
Em resumo, o seu usuário é quem usa a aplicação de fato, e o cliente é quem paga/financia a sua utilização. Muitas vezes o cliente e o usuário são a mesma pessoa, por isso que muitas vezes gera esta confusão. Ah, e quanto a sua pergunta, todos esses exemplos estão corretos por conta disso!
Acredito que dessa forma, fique mais fácil para que você consiga diferenciar e determinar quem será o cliente e quem será o usuário no seu caso. Mais para a frente haverá um diagrama chamado UX Canvas que deixa isso bem explicado no seu projeto, vale a pena fazê-lo nos próximos cursos da formação!
Espero que tenha conseguido ajudar! Muito sucesso e bons estudos!