Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Possibilidade de usar arquivo properties diferentes em JSF

Boa tarde,

Eu tenho um sistema desenvolvido em JSF, e toda que vez que preciso rodar local eu preciso alterar os dados do datasource no do persistence. Tem alguma forma de fazer como mostrado com Spring, de termos arquivos diversos para cada perfil?

3 respostas

Oi Guilherme,

Se a aplicação estiver utilizando Maven é possível utilizar parâmetros para personalizar o build e ter um efeito similar ao do Spring.

Você pode ter 2 arquivos persistence.xml na sua aplicação, por exemplo: persistence.xml e persistence-prd.xml, e no pom.xml adicionar a tag:

E definir um parâmetro para escolha de qual arquivo quer utilizar. Algo como: mvn clean package -Dpersistence=persistence-prd.xml.

Dai precisa configurar o pom.xml para definir esse parâmetro e para configurar o plugin que vai escolher o persistence.xml de acordo com o parâmetro passado na linha de comando.

Bons estudos!

Rodrigo, acho que entendi...

Pela sua experiência, queria sua opinião. Temos um sistema aqui, que o nome é total, e para cada novo cliente, geramos um novo war com o nome de total_cliente.

Antes disso, precisamos acessar o persistence, e alterar os dados do DB, para banco_cliente e depois fazer o deploy. Algo com arquivo .properties externos talvez?

Tem uma forma de automatizarmos esse processo, usando o jenkins?

solução!

Oi Guilherme,

Isso que você precisa é um conceito chamado Multi tenancy, sendo que geralmente essa separação entre clientes é feita apenas via banco de dados(databases distintos ou schemas distintos ou tudo junto e uma coluna para identificar o cliente dono de um registro em cada tabela)

Dá uma pesquisada e veja se atende no seu caso.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software