Oi, Washington, tudo bem?
O que o position: absolute faz é se deslocar a partir do browser assim como respeitando o seu pai, mas depende de algumas coisas... O position padrão dos elementos é o static. Vê esse mini exemplo:
<div class="quadrado quadrado-first">
Quadrado
</div>
.quadrado {
width: 150px;
height: 150px;
line-height: 200px;
color: #FFF;
text-align: center;
text-transform: uppercase;
}
.quadrado-first {
background-color: red;
Eu desejo mover essa div que está do meu lado esquerdo do navegador usando por padrão a propriedade static, ou seja, se eu usar o right: 0; teoricamente o meu quadradro deveria para o lado direto, certo? Mas ele não vai porque o position static impede. O position absolute pode nos ajudar nisso.
.quadrado-first {
position: absolute;
right: 0;
background-color: red;
Pronto! Agora, ele irá para o lado direito do navegador como eu desejo. Mas como funciona? Quando usamos o absolute é criado um novo contexto para o elemento em questão, a div, ocupando um espaço no navegador que indicamos. Esse exemplo é forma que o absolute respeita o navegador.
Mas se criarmos uma nova div menor, dentro da que já definimos, ficando o filho dentro do pai e o meu objetivo é deixar o quadro menor no centro do quadrado maior:
<div class="quadrado quadrado-first">
<div class= "quadrado-menor"> Menor</div>
</div>
.quadrado-menor{
position: absolute;
width: 75px;
height: 75px;
line-height: 100px;
background-color: blue;
left: 50%;
top: 50%;
transform: translate (-50%, -50%);
}
Aqui, o quadrado-menor usando o position absolute respeita o seu pai, quadrado-first (ambos estão usando position: absolute) que está com um position diferente de *static . Se usar o position relative na div pai, a div filho também irá respeitar.
Então, se você quiser que um elemento filho respeite o seu pai, o pai precisa, necessariamente, ser diferente de position: static. O position absolute tanto se move de acordo com o pai, tanto com o navegador = ]