Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Position absolute e relative

Pessoal, alguém poderia me esclarecer como funciona o posicionamento absoluto e relativo?

Eu entendi que o posicionamento absoluto refere-se a página web como um todo, e o posicionamento relativo pega como ponto principal a posição estática.

Eu não entendi quando ele explicou sobre como deixar o elemento com posição absoluta dentro de uma div... Porque precisamos utilizar a posição relativa na div para que nosso elemento fique com posição absoluta dentro dela? Alguém poderia me ajudar?

Vlw!!

4 respostas

Olá, Enzo.

Tudo bem?

Quando coloca o position: absolute; em um elemento, é como se esse elemento "flutuasse" na página toda, ou seja, você consegue posicionar ele em qualquer parte da tela usando as posições: top: ; right:; bottom: ; left: ;. Agora quando você que usar o position: absolute; em um elemento e quer posicionar ele dentro de sua tag pai, você precisa mudar o position da tag pai para qualquer outra que não seja a padrão(position: static;) podendo ser a position: relative;.

O position Absolute é um grande quebra galho no CSS. Com ele você pode posicionar qualquer elemento de acordo com o elemento pai que tenha um position diferente de static.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida manda aqui no fórum.

Olá Renan, Muito Obrigado pro responder!

Quer dizer que se eu quiser posicionar um elemento dentro de uma tag, seja ela uma

ou qualquer outra, eu teria que adicionar a propriedade position : relative para que eu possa manipular meus elementos filhos dentro dela?
solução!

Sim, mas isso se a tag filha você quiser posicionar com o position: absolute;, ai ela vai se posicionar dentro dos limites da tag pai sem passar para fora.

Muito obrigado!