Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

posicionamento

Esse conceito esgota tudo que precisamos entender sobre posicionamento?

e mais uma última pergunta correlata, por gentileza :

porque quando trabalhamos com o posicionamento absoluto ele pra sair dentro e se descolar indo pra frente(z-index?) do header diminui o tamanho da altura do header? ele internamente as metatag(s) de css se é que assim posso dizer trabalham com padding?

2 respostas
solução!

Não sei se entendi sua pergunta Marco, mas vamos lá:

*1 - Esse conceito esgota tudo que precisamos entender sobre posicionamento? * Não saberia reponder sem ter que assistir toda a aula ou o curso novamente

2.1 - Por que quando trabalhamos com o posicionamento absoluto ele pra sair dentro e se descolar indo pra frente(z-index?)

O que acontece é que o elemento fica sobre os outros elementos, não é necessáriamente como o z-index. Poderá notar isso ao ver que não importa o tamanho do z-index, se não mudar a posição para relative ou absolute nada irá mudar. A posição padrão é static

2.2 - O header diminui o tamanho da altura do header? ele internamente as metatag(s) de css se é que assim posso dizer trabalham com padding?

Como o elemento passa a ficar sobre os demais ele também sai do fluxo natural do elemento pai, como se ele não fosse mais filho dele. Desta forma o pai perde a referencia de tamanho, já que um elemento sem as medidas definidas usa as medidas do filho como referencia. Devo acrescentar que o elemento ainda é filho do elemento pai, e você poderá notar isso adicionando relative ou absolute e então mudando o posicionamento (top, left, right, bottom) O elemento filho que recebeu o absolute usará como referência a posição do primeiro pai que tiver esses positions. Se nenhum elemento pai o tiver, usará o body.

Obrigado. att