Olá professor, o que está me intrigando durante este curso é sobre os resistores que esta sendo colocado sempre no negativo do led, se o mesmo é para proteger o led, então não deveria ser colocado antes do led?
Olá professor, o que está me intrigando durante este curso é sobre os resistores que esta sendo colocado sempre no negativo do led, se o mesmo é para proteger o led, então não deveria ser colocado antes do led?
Em um circuito elétrico, a diferença de potencial é a mesma para toda a parte do circuito que está "em contato". Por isso, não faz diferença se o resistor vem "antes" ou "depois" do LED (lembrando que o sentido da corrente é apenas uma convenção).
Uma analogia que talvez ajude a entender o conceito é a seguinte: Imagine um tubo vertical no qual um fluxo de água corre constantemente, por exemplo o tubo de uma calha durante a chuva. Nesse tubo, há uma corrente de água constante. Agora, se eu entupí-lo com folhas em qualquer ponto do tubo (mesmo que seja lá no final, próximo ao chão) isso fará com que a velocidade de escoamento de água diminua por todo o tubo, e não apenas depois do entupimento.
O mesmo acontece em um circuito elétrico: se você adiciona uma resistência no circuito, toda a corrente de elétrons passa a correr mais devagar pois a sua diferença de potencial diminuiu. Daí surge a Lei de Ohm, que relaciona a resistência, a intensidade e a diferença de potencial, que na nossa analogia seguem próximas às folhas entupindo o cano, a quantidade de água que escorre e a velocidade com a qual ela desce, respectivamente.
Ok, obrigado por tirar minha dúvida.