Após as implementações dessa aula, a posição do "herói" ('@') não atualiza.
Na execução, quando insiro os comandos no teclado (teclas a, s, d, w) percebo que os outros caracteres do mapa são mudados para '.' a medida que eu movo o "herói". Mas o '@' não muda de lugar, permanece na sua posição inicial, como se heroi.x--; heroi.x++; heroi.y--; heroi.y++;
ou os m.matriz[heroi.x-1][heroi.y] = '@';
da função move()
não funcionassem.
fogefoge.c
#include <stdio.h>
#include <locale.h>
#include <stdlib.h>
#include "fogefoge.h"
#include "mapa.c"
MAPA m;
POSICAO heroi;
int acabou() {
return 0;
}
void move(char direcao) {
switch (direcao) {
case 'w':
m.matriz[heroi.x-1][heroi.y] = '@';
heroi.x--;
break;
case 's':
m.matriz[heroi.x+1][heroi.y] = '@';
heroi.x++;
break;
case 'a':
m.matriz[heroi.x][heroi.y-1] = '@';
heroi.y--;
break;
case 'd':
m.matriz[heroi.x][heroi.y+1] = '@';
heroi.y++;
break;
default:
printf("Comando inválido.\n");
}
m.matriz[heroi.x][heroi.y] = '.';
}
int main () {
setlocale (LC_ALL, "portuguese");
lemapa(&m);
encontraHeroi(&m, &heroi, '@');
do {
imprimemapa(&m);
char comando;
scanf(" %c", &comando);
move(comando);
} while (!acabou());
liberamapa(&m);
}
fogefoge.h
void move(char direcao);
int acabou();
mapa.c
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "mapa.h"
int i = 0;
void encontraHeroi(MAPA* m, POSICAO* p, char c) {
//achar a posição do foge foge
for (int i = 0; i < m->linhas; i++) {
for (int j = 0; j < m->colunas; j++) {
if (m->matriz[i][j] == c) {
p->x = i;
p->y = j;
break; // o break é para, quando achar, não continuar com o loop.
}
}
}
}
void liberamapa(MAPA* m) {
for (int i = 0; i < m->linhas; i++) {
free(m->matriz[i]);
}
free(m->matriz);
}
void alocamapa(MAPA* m) {
m->matriz = malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
for(i = 0; i < m->linhas; i++) {
m->matriz[i] = malloc(sizeof(char) * (m->colunas + 1));
}
}
void lemapa(MAPA* m) {
FILE* f;
f = fopen("mapa.txt", "r");
if(f == 0) {
printf("Erro na leitura do mapa\n");
exit(1);
}
fscanf(f, "%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));
alocamapa(m);
for (i = 0; i < m->linhas; i++) {
fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);
}
fclose(f);
}
void imprimemapa(MAPA* m) {
for (i = 0; i < m->linhas; i++) {
printf("%s\n", m->matriz[i]);
}
}
mapa.h
struct mapa {
char** matriz;
int linhas, colunas;
};
typedef struct mapa MAPA;
struct posicao {
int x;
int y;
};
typedef struct posicao POSICAO;
void liberamapa(MAPA *m);
void lemapa(MAPA *m);
void alocamapa(MAPA *m);
void imprimemapa(MAPA *m);
void encontraHeroi(MAPA* m, POSICAO* p, char c);