1
resposta

Portfólio para vagas de estágio

Olá a todos! Minha dúvida é a seguinte:

Estou em período de buscar um estágio, e será minha primeira experiência profissional (estou cursando Design, quarto período). A área que pretendo buscar vaga é Design de Comunicação em geral, seja em produtos digitais, impressos e afins.

Porém, pelo fato de minha faculdade ter um curso generalista, e eu estar usando o Alura para expansão de conhecimento, tenho projetos bem diversos que envolvem diferentes áreas que se conectam, como por exemplo design de Serviços, diagramação, criação de identidade visual, design de interfaces e interação, entre outros.

Seria mais sábio fazer um portfólio "generalista", mostrando diversos tipos de projetos e conhecimentos que citei, ou seria bom criar um focado para a vaga, como por exemplo uma vaga de Design Gráfico possuir só itens do tipo Identidade visual?

Obrigada pela atenção!

1 resposta

Bom dia Larissa, tudo bem ^^

O melhor a se fazer é separar o seu portifólio em partes. Como é o seu primeiro contato com o mercado você pode não ter um foco específico ainda.

Mas ao ter o portifólio separado é mais fácil para quem vai te recrutar entender se você se encaixa na equipe e na vaga.

Quando eu falo separado é, crie um onde você apresenta só os projetos de identidade visual, e crie outro onde você apresenta os projetos de diagramação.

E a depender da vaga que você encontrar, entregue o que melhor se adequa.

Com o tempo você vai ganhando uma noção maior da área que quer de fato atuar e vai focando o seu portifólio neste tipo de projeto e ai sim você vai consolidar um portifólio mais denso na segmentação que mais te interessa =D

Eu falei sobre portifólio e recrutamento no ultimo episódio do layersponto tech, o podcast da área de design aqui na alura, as vezes pode te ajudar um pouco a entender como quem contrata espereva ver o seu material ok, se tiver um tempo tenta escutar

Episódio podcat

Espero que tenha ajudado um pouco.

Um grande abraço e bons estudos ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software