Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Portfólio

A premissa do curso é que o cliente já nos contratou para criar a identidade visual da empresa, mas se, por exemplo, a empresa antes de solicitar o serviço queira ver nosso portfólio para avaliar nossa capacidade. Como exatamente um portfólio deve ter?

2 respostas
solução!

Olá Thamirys, tudo bom?

É verdade, para os designers, sempre que há um trabalho, costumam solicitar o portfólio.

O portfólio é o conjunto de seus trabalhos e isso serve para comprovar que você sabe produzir os materiais. No começo, muitos designers encontram certa dificuldade para apresentar um portfólio, por não terem ainda muitos trabalhos.

O que eu costumo recomendar, é que você reúna seus melhores trabalhos, deixe os que você não gosta tanto de lado. Reúna trabalhos produzidos em empregos anteriores e até mesmo seus trabalhos desenvolvidos em cursos. Tente apresentar materiais relativos à vaga que você disputa, por exemplo: se você vai concorrer a uma vaga de webdesigner, apresente seus layouts, ícones, emails marketing e qualquer outro material relativo à web.

Caso você tenha um portfólio online que utilizará sempre que concorrer a uma vaga, procure separar bem suas especialidades. No meu caso (http://www.brunoharnik.com.br), procurei criar os links de acordo com os trabalhos que mais realizei.

Caso você pretenda realizar um trabalho de criação de identidade visual, mas ainda não fez isso profissionalmente, procure apresentar seus trabalhos mais criativos e mostrar que você é capaz de definir regrinhas de utilização da marca, uma paleta de cores, a tipografia e uma imagem que representará essa identidade como logotipo. Não se preocupe em apresentar logotipos fictícios criados em cursos, é uma prova que você sabe desenvolver uma representação gráfica criativa.

Espero ter ajudado...

Um abraço,

Bruno

Boa Tarde Thamirys!

Concordo com tudo que o Bruno falou. E acrescento mais, para quem esta começando na area, e já tenha alguns trabalhos que queira mostrar, eu indico o Behance. Para quem não conhece o Behance é um site de portfolio online, lá você consegue postar seus trabalhos e visualizar projetos de outras pessoas, além de ser gratuito. Vale a pena dar uma olhada nele.

Espero ter ajudado.

Att,

Fábio Gushiken