Olá Thamirys, tudo bom?
É verdade, para os designers, sempre que há um trabalho, costumam solicitar o portfólio.
O portfólio é o conjunto de seus trabalhos e isso serve para comprovar que você sabe produzir os materiais. No começo, muitos designers encontram certa dificuldade para apresentar um portfólio, por não terem ainda muitos trabalhos.
O que eu costumo recomendar, é que você reúna seus melhores trabalhos, deixe os que você não gosta tanto de lado. Reúna trabalhos produzidos em empregos anteriores e até mesmo seus trabalhos desenvolvidos em cursos. Tente apresentar materiais relativos à vaga que você disputa, por exemplo: se você vai concorrer a uma vaga de webdesigner, apresente seus layouts, ícones, emails marketing e qualquer outro material relativo à web.
Caso você tenha um portfólio online que utilizará sempre que concorrer a uma vaga, procure separar bem suas especialidades. No meu caso (http://www.brunoharnik.com.br), procurei criar os links de acordo com os trabalhos que mais realizei.
Caso você pretenda realizar um trabalho de criação de identidade visual, mas ainda não fez isso profissionalmente, procure apresentar seus trabalhos mais criativos e mostrar que você é capaz de definir regrinhas de utilização da marca, uma paleta de cores, a tipografia e uma imagem que representará essa identidade como logotipo. Não se preocupe em apresentar logotipos fictícios criados em cursos, é uma prova que você sabe desenvolver uma representação gráfica criativa.
Espero ter ajudado...
Um abraço,
Bruno