Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Portas

Na aula o instrutor sobe um servido no localhost:8080, e comenta q podemos subir esse servidor em outra porta (como a 8000 por exemplo). Referente a essas portas, como posso saber quais portas posso utilizar? Creio q essa dúvida fuja do escopo do php, porém aí assistir a aula me surgiu essa dúvida. E claro se dentro da Alura existe algum curso voltado para essa área poderiam por favor me indicar?

3 respostas
solução!

Bom a tarde amigo! Então vamos ver se consigo ajudar. Assim como num hotel, algumas portas já estão ocupadas por serviços internos e externos, por isso não podemos usá-las. As portas como 8080 ou acima podemos usar pois nenhum serviço está utilizando elas ainda!

Um curso muito bom para entender melhor isso e vários outros processos por debaixo dos panos é esse, aqui na Alura: HTTP: Entendendo a web por baixo dos panos. Aconselho a qualquer um que estude programação a fazer esse curso!

Se precisar de alguma ajuda a mais fique a vontade em entrar em contato Fernando!

Temos também uma formação sobre redes, caso fique interessado em conhecer a fundo o que acontece por detrás dos servidores e da internet: Formação de Redes

Obrigado pela resposta, já coloquei a formação de redes como próxima etapa dos meus estudos. Gostaria de saber se existe um comando que liste as portas disponivies para uso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software