3
respostas

Portador de deficiência x Pessoa com Deficiência

Mais uma vez, o tutor repete o equívoco do vídeo anterior. Em 1:30min ele repete o termo "portador de deficiência". Inclusive está na transcrição da aula. O curso urge ser atualizado e o tutor deve ter mais cuidado pois fala para uma plateia diversa e o conteúdo precisa ser revisto e estar correto. É minha sugestão (a fundamentação e a diferença entre termos postei no fórum do vídeo anterior).

3 respostas

Na aula, o tutor ainda faz um contraponto dos "portadores de deficiência" com pessoas "normais". Esta crença fundamenta-se na ideia de que é anormal a pessoa que tem uma deficiência então? A normalidade, em relação a pessoas, é um conceito questionável e ultrapassado. Em uma aula que se fala sobre a importância da diversidade, conhecer os conceitos básicos sobre PcD é essencial, sobretudo para gestores. Atenção, Alura!!!

Marcelo, tudo bom?

Muitas vezes o pessoal da Alura não olha o fórum com frequência, o mais efetivo é entrar em contato com eles pelo formulário abaixo:

http://www.alura.com.br/contato

Comecei a fazer esse curso essa semana. Ainda não cheguei nessas aulas. Fiquei bem surpreso com essas falas. Uma plataforma que tem vários cursos voltados aos softskills não poderia ter deixado passar esse tipo de fala de um instrutor, mesmo que tenha sido um deslize dele na gravação das aulas.

De forma conceitual, quando estamos em um ambiente acadêmico não há outra forma de se referir a esses casos: PCD (Portador de Necessidades Especiais). A OMS cita Pessoas com Deficiência, o que difere (sutilmente) de Pessoas Deficientes. Afinal, existem pessoas com e sem deficiência e NÃO pessoas normais e pessoas deficientes.

Enfim, também fica registrada aqui a minha reclamação. Sei que dificilmente vão refazer o vídeo, mas poderiam colocar algum aviso e upá-lo novamente.

https://nacoesunidas.org/acao/pessoas-com-deficiencia/

Comecei a fazer este curso ontem por causa deste post. O professor é bom, mas o descuido dele realmente deve ser reprovado e corrigido, principalmente em um ambiente como este...