Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Porta obrigatório ? / Porta padrão ? / Uma porta, dois protocolos ?

A comunicação entre cliente e servidor, é obrigatório ter uma porta para se conectar ?

Para cada protocolo existe uma porta padrão ? Se sim, é possível alterar esse padrão ?

Podemos por exemplo utilizar a porta 80 para dois protocolos ?

3 respostas

Olá, Luis. Sim, é sempre obrigatório ter uma porta. Usando a mesma analogia, a porta é por onde de fato os pacotes "entram" no servidor.

As portas padrão foram convencionadas a bastante tempo já (http 80 e https 443). Por isso que você pode omitir. Quando você não manda a porta, o seu browser, por exemplo manda para a porta "padrão" convencionada, dependendo do protocolo http ou https, no caso.

Sobre utilizar a mesma porta para dois protocolos, creio não ser possível pois, no fim das contas, todos os protocolos (Http, https, FTP, etc) acabam utilizando o protocolo TCP por baixo dos panos.

Mas podemos altera-las, por exemplo para http para 400 ?

Não entendi muito bem a explicação sobre utilizar a porta 80 para dois protocolos

Vlw pela ajuda!

solução!

Oi Luis você pode alterar a porta padrão de um protocolo por exemplo:

O HTTP é o principal protocolo da Internet, usado para acesso às paginas web. Embora a porta 80 seja a porta padrão dos servidores web, é possível configurar um servidor web para usar qualquer outra porta TCP. Neste caso, você precisa especificar a porta ao acessar o site, como em: http://200.234.34.12:8080.

TCP/IP é o protocolo e HTTP é um serviço. Sim, você pode mudar a porta padrão de um serviço para usar outra porta a sua conveniência como 400 por exemplo.Porém ativar uma porta utilizada por outro serviço pode causar problemas.Espero ter ajudado. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software