3
respostas

Porta 9000

Olá,

Mesmo realizando o procedimento de Reboot no terminal a portal 9000 não aparece ao digitar ss -nlt

Como devo proceder??

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

No aguardo da solução para dar andamento no curso.

Também estou com o mesmo problema

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Heberson e Victor, tudo bem?

Desculpe pela demora no retorno, estava em um projeto que ocupou 100% do meu tempo. Mas bora lá!

O problema pode ser diferente para vocês dois, mas vou colocar aqui alguns pontos para vocês conferirem no Graylog, beleza?

1) Victor, tenta dar o comando ip -br a pra conferir se o IP da sua máquina é 172.100.1.101, assim como o Heberson fez e confere se está certinho mesmo.

2) Como a porta 9000 aparentemente não está sendo ouvida, pode haver um problema com o serviço Graylog. Com isso, vocês podem verificar o log do serviço para ver se há algum erro, por meio do seguinte comando:

sudo tail -f /var/log/graylog-server/server.log

Feito o comando, ele vai ficar acompanhando em tempo real as atualizações do arquivo de log do Graylog. Com isso, tentem acessar no navegador http://192.168.56.11:9000 e me mandam aqui o resultado que o tiver no terminal do Graylog. O ideal seria receber isso:

Logs do Graylog, onde se tem ao final o seguinte "Syslog is now Starting e Syslog is now RUNNING."

3) Verifiquem para mim se o Graylog está configurado para ouvir no endereço IP correto. Para isso, faça o seguinte comando para ver se a configuração do arquivo está correta:

nano /etc/graylog/server/server.conf

Vai abrir um arquivo bem grande onde tudo depois do símbolo de # são comentários. O importante para nós é verificar se os seguintes requisitos estão definidos assim:

http_bind_address = 172.100.1.101:9000

...


http_publish_uri = http://172.100.1.101:9000/

Dessa forma:

Documento server.conf com destaque nas linhas http_bind_"address = 172.100.1.101:9000" e "http_publish_uri = http://172.100.1.101:9000/"

Em resumo, é isso que acredito que podemos conferir se possui algum erro. Caso estiver tudo de acordo e continuar dando esse erro, recomendo reiniciar a máquina e esperar um pouco para tentar acessar novamente, pois ela é bem lenta. E se mesmo assim der erro e estiver tudo configurado bonitinho, me avisem que mando o passo a passo para deletar essa máquina do Graylog e adicionar outra novamente com todo o passo a passo de instalação.

Espero que tenha ajudado e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software