Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Porta 80 no endereço acessando pelo protocolo HTTPS

Entendi que os protocolos HTTP e HTTPS são usados por padrão pelas respectivas portas 80 e 443. Contudo, quando é acessado o site cursos.alura.com.br:80, ele ainda acessa o site pelo protocolo HTTPS, e não o HTTP. Este é um redirecionamento para evitar falhas de segurança ? O que ocorre para a porta 80 não seguir o protocolo HTTP nesse caso? (atualmente, meu pensamento segue a lógica "se digito '80', o acesso será por HTTP; se digito '443', o acesso será por HTTPS")

3 respostas
solução!

Bom dia Egidio, tudo bem?

Seu pensamento está correto, o redirecionamento ocorre por questão de segurança. Além disso, acredito que eles estejam usando o HTTP2 onde HTTPS é obrigatório, ou seja, não há possibilidade de acesso com HTTP. Por isso mesmo com a chave 80 você não conseguiu acessar usando HTTP.

Nos tópicos finais do curso de HTTP é bem explicado o HTTP2.

Oi Egidio mais pra frente no curso o instrutor fará o mesmo teste que você fez e mostrará o que acontece por debaixo dos panos, se você quiser tomar spoiler assista a aula abaixo:

Apartir de 2:30 - Ele faz o teste

Espero ter ajudado e bons estudos.

Obrigado pelo retorno, pessoal!

De fato, para aqueles com a mesma dúvida nesta aula, o spoiler virá logo em seguida!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software