Bom dia! Não consigo prosseguir com a instalação do MySQL, porque informa que a porta 3306 já está em uso. Como resolver?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! Não consigo prosseguir com a instalação do MySQL, porque informa que a porta 3306 já está em uso. Como resolver?
Olá, Thiago, tudo bem?
Você poderia fornecer mais detalhes do seu ambiente?
Aguardo o seu retorno!
Boa tarde, Danielle! Tudo bem?
Tenho instaldo na máquina o MariaDB.
Não tinha resquícios do MySQL.
Tentei informar outra porta, mas não deu certo.
Obrigado,
Certo Thiago!
Você pode confirmar então, qual serviço está utilizando esta porta, se é o MariaDB ou outro.
Para isso, você pode acessar o prompt de comando e executar a seguinte instrução:
netstat -o -n –aOutra opção, é acessar os serviços do Windows pelo gerenciador de tarefas, para verificar as portas utilizadas:

Bom dia, Danielle!
Ao executar o procedimento acima, não verifiquei nenhum serviço que esteja utilizando a porta. Porém, sei que o MariaDb está usando a porta 3306, porque eu criei esse banco no curso de Spring Data.
A informação que a porta está em uso veio na instalalção do MySql:
Obrigado, desde já.
Thiago
Como o MariaDB está utilizando a porta 3306, o MySQL não vai pode utiliza-la também. Então, indico que você passe uma outra porta para o MySQL que não esteja em uso, como por exemplo, a porta 3307.