3
respostas

Porque usar o CONST?

Não entendi a usuabilidade do terminal...

3 respostas

Oi Rafael, tudo bem?

Devemos sempre nos atentar com a forma que declaramos as nossas variáveis. Dessa maneira, é importante utilizar const (constantes) para declarar essas variáveis pois o valor que elas recebem não podem ser alterado, sendo assim conseguimos um comportamento mais previsível e uma maior segurança no nosso código. Exemplo:

const nome = "Rafael";
nome = "Paulo"; // Erro! A variável não pode ter seu valor alterado

Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida estou a disposição, abraços e bons estudos!

Certo, mas pq usar o terminal? eu tenho Macbook, achei muito enviavel a didatica...

Ah simm, bom, podemos rodar o javascript tanto pelo browser quanto pelo NodeJS (pelo terminal).

Quando você executa pelo browser, você precisa criar um arquivo HTML e dentro desse arquivo HTML adicionar o código javascript, para então o browser interpretar. No terminal, podemos ter apenas um arquivo javascript e rodar diretamente pelo comando node arquivo.js, tornando mais fácil.

Além disso, com o NodeJS você tem funcionalidades voltadas para o javascript na parte do servidor (back-end), ou seja, acesso ao sistema de arquivos (leitura, gravação), acesso ao sistema operacional... Coisas que o javascript voltado para o lado do cliente (front-end) não tem acesso.

Mas de momento, para entender os conceitos e fundamentos do javascript, tanto faz o jeito que você vai executar!

Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida estou a disposição, abraços e bons estudos!