Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Porque usar compilação do Javascript?

Gostaria de saber porque é necessário utilizar a transcompilação do código typescript para js. Pois no site oficial não fala nada sobre isso.

4 respostas

Olá, Leonardo. Tudo bom?

É a linguagem padrão para o Angular 2. No próprio quistart do Angular 2 os exemplos estão com TypeScript: https://angular.io/docs/ts/latest/quickstart.html

No site do Angular eles assumem que o desenvolvedor já sabia o TypeScript. Hoje quem lida com o compilador é o Angular CLI, que não existia em sua versão final na data de lançamento do curso. Ou com o quickstart que foi citado pelo Marco.

Já no site oficial do site oficial do TYPESCRIPT, logo na página principal esta escrito assim:

"TypeScript is a typed superset of JavaScript that compiles do plain JavaScript"

Daí, você vai na documentação, "Tutorial" e logo de cara ele diz como configurar nas plataformas, inclusive script de gulp para você poder configurar o compilador.

Bom, agora você quer saber o motivo, vamos lá.

JavaScript suporta private? JavaScript suporta decorators? JavaScript é estaticamente tipada? Não para todas as perguntas. Então, se você escrever um código em TypeScript ele não será reconhecido pelo navegador pois ele só entende JavaScript. É daí que mora o processo de compilação. O código do TypeScript é igual a um código Java ou C# ou C que precisa ser compilado. Mas compilado para o quê? Para JavaScript.

Esse processo de compilar uma linguagem em JavaScript não é novidade do TypeScript. CoffeeScript já fazia isso há anos.

TypeScript é o ECMASCRIPT 2015 com recursos exclusivos. Sendo assim, o desenvolvedor tem que conhecer muito de JavaScript se quiser aprender TypeScript. Se ele tem experiência em outras linguagens estaticamente tipadas como Java ou C# sua curvo de aprendizado será menor.

Muito obrigado pela resposta,

Mas ainda tenho algumas duvidas digamos que no curso, se eu não utilizar a transcompilação para o javascript usasse somente o Type Script funcionaria ?

Atualmente na versão do Angular 4 se eu baixar via angular cli não presiso gerar os arquivos .js? Somente os .ts?

solução!

Impossível usar TypeScript no navegador sem compila-lo. Angular CLI faz isso sem você se preocupar.